Um novo porto que liga a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) à província de Guangdong na parte continental da China foi inaugurado nesta quarta-feira, o que deve facilitar ainda mais o fluxo transfronteiriço de pessoal entre as duas partes.
O novo porto, conhecido como Posto Fronteiriço de Qingmao, fica a cerca de 800 metros do Posto Fronteiriço das Portas do Cerco, um dos principais portos existentes entre Macau e Guangdong.
A nova instalação funcionará 24 horas por dia com procedimentos simplificados de desembaraço aduaneiro. Haverá 50 canais de passagem automática nas entradas e outros 50 nas saídas, com duas passagens de controle manual em cada direção.
Ho Iat Seng, chefe do Executivo da RAEM, disse na cerimônia de abertura que o novo porto é de grande importância para Macau, acrescentando que o governo da RAEM vai juntar-se a Guangdong para promover um fluxo eficiente, conveniente e ordenado de pessoal através da fronteira.
Ma Xingrui, governador de Guangdong, disse em seu discurso que a província envidará todos os esforços para apoiar a adequada diversificação econômica de Macau e aprofundar a cooperação e os intercâmbios entre as duas partes.
O Posto Fronteiriço de Qingmao foi projetado para oferecer serviços de liberação alfandegária para um máximo de 200.000 pessoas por dia, o que se espera efetivamente aliviar a pressão de liberação alfandegária do Posto Fronteiriço das Portas do Cerco.