• Mobile version
  • Follow us on Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • App

Chefe do Executivo da RAEM promete avançar de forma ordenada trabalho da zona de cooperação aprofundada em Hengqin

Ho Iat Seng, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), afirmou nesta sexta-feira que o governo da RAEM avançará o trabalho de construção da zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin de maneira pragmática e ordenada.

O plano geral de construção da zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, emitido pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado, foi publicado no domingo.

Hengqin é uma área localizada no sul da cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, do outro lado de Macau.

Em uma entrevista coletiva, Ho observou que a construção da zona de cooperação é de grande importância para promover a diversificação econômica adequada de Macau, facilitar a vida e o trabalho dos residentes de Macau em Hengqin, impulsionar o desenvolvimento de qualidade da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e enriquecer a prática "um país, dois sistemas".

"Também é um passo importante para promover a melhor integração de Macau no desenvolvimento nacional geral", acrescentou.

Ho informou que o governo da RAEM tem estado em contato estreito com o governo provincial de Guangdong e o governo municipal de Zhuhai, na procura de um desenvolvimento de qualidade da zona de cooperação em Hengqin.

Os governos, após negociações, chegaram a um acordo sobre a estrutura institucional na zona de cooperação, disse Ho, acrescentando que o governo da RAEM nomeou funcionários públicos jovens e capazes para o órgão executivo da zona de cooperação.

Segundo ele, o governo da RAEM estudará completamente o plano e tomará medidas necessárias para seu futuro trabalho.

O governo da RAEM reunirá recursos para ajudar vários setores de Macau a capitalizar as políticas favoráveis das autoridades centrais, impulsionando a diversificação econômica adequada de Macau, destacou Ho.

Ele também prometeu que o governo da REAM criará em Hengqin um ambiente residencial semelhante a Macau, que seja agradável tanto para viver quanto para trabalhar, tal como previsto no plano, de modo a expandir o espaço habitacional de qualidade dos residentes de Macau.

O governo da RAEM também procurará inovações na melhora do mecanismo de ampla consulta, construção conjunta, gestão conjunta e benefícios compartilhados entre Guangdong e Macau, promovendo novas práticas e testes para o princípio "um país, dois sistemas", ressaltou Ho.

De acordo com o chefe do Executivo, a prioridade será dada ao desenvolvimento das indústrias de saúde, finanças modernas, alta tecnologia, exposições e comércio, e cultura e esporte na zona de cooperação de Hengqin, começando com a pesquisa e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.

As políticas preferenciais atualizadas das autoridades centrais sobre a tributação fiscal ajudarão a atrair empresas de alta qualidade para Hengqin e revigorar o mercado, acrescentou.

"No futuro, vamos continuar promovendo o acesso mútuo de infraestrutura na zona de cooperação para ligá-la gradualmente aos sistemas de serviço público e segurança social de Macau, abrangendo educação, cuidados médicos e serviços sociais", informou Ho, prometendo combinar as vantagens únicas de Macau no "um país, dois sistemas" e seu status como um território alfandegário separado e um porto de livre comércio internacional com as vantagens de Hengqin em espaço e recursos.

Related News