Mais veículos da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) serão permitidos em Hengqin, uma ilha da cidade de Zhuhai no continente adjacente a Macau, anunciou o governo da RAEM nesta segunda-feira.
A cota de veículos autorizados a entrar em Hengqin aumentou de 5 mil no ano passado para 10 mil desta vez, segundo o Departamento de Informações Governamentais de Macau.
A partir de 15 de março, os residentes de Macau com 18 anos ou mais podem solicitar a qualificação de seus veículos para entrar em Hengqin. Cada automóvel pode ser registrado com até dois motoristas portadores de carteira de habilitação emitida pelo continente.
A prioridade será dada aos residentes de Macau que trabalham, vivem ou fazem investimentos em Hengqin, que, de acordo com as políticas anteriores, eram os únicos grupos que podiam se inscrever.
Os veículos de órgãos do governo de Macau que necessitem entrar em Hengqin para trabalho também estão habilitados à solicitação.
De acordo com o departamento, o objetivo é facilitar ainda mais as viagens dos residentes de Macau entre a cidade e Hengqin, a fim de promover uma cooperação mais profunda entre Macau e a Província de Guangdong.
Trata-se de uma parte importante das políticas das autoridades centrais para beneficiar Macau e uma grande conquista para a cooperação entre a RAEM e Guangdong, segundo o departamento.
Os veículos de Macau começaram a ser autorizados a entrar em Hengqin no final de 2016. Inicialmente, a cota era de apenas 400.