Um novo porto que visa facilitar a viagem entre Macau e Zhuhai, na Província de Guangdong, sul da China, entrou oficialmente em operação na terça-feira, um novo passo para promover o desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
Chamada de "super passagem", a principal área de trabalho do Porto Hengqin tem uma área útil total de 450 mil metros quadrados, o equivalente a 63 campos de futebol. Tem uma capacidade diária projetada de 222 mil passageiros, o que pode ajudar a aliviar a pressão do Porto de Gongbei e aumentar a capacidade diária de fluxo de passageiros entre Guangdong e Macau de 750 mil para 900 mil.
Por muito tempo, o Porto de Gongbei foi o principal canal de passageiros entre Zhuhai e Macau. Em 2019, um total de 145 milhões de passageiros atravessaram o porto, sendo o maior número na China por oito anos consecutivos.
No entanto, o Porto de Gongbei vem operando muito além da sua capacidade projetada, resultando em uma série de problemas, como tempo de espera prolongado e procedimentos lentos de desembaraço aduaneiro.