• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Nova Zona de Cuiheng em Zhongshan: estrela crescente na costa oeste do Rio das Pérolas


Fotografia aérea da Nova Zona de Cuiheng

Fundada em 2013, localizada na área litoral no leste da cidade de Zhongshan, a Nova Zona de Cuiheng é constituída pelo subdistrito de Nanlang, Ilha de Hengmen e as águas vizinhas, com uma área planejada total de 226 quilômetros quadrados.

Fotografia aérea da Nova Zona de Cuiheng

Dispondo de posicionamento e transporte muito vantajosos, dentro de 100 quilômetros quadrados da Nova Zona, há cinco aeroportos internacionais da Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e quatro portos internacionais, entre os quais o Terminal Marítimo de Passageiros Hong Kong-Macau de Zhongshan disponibiliza rotas diretas para cidades importantes da Área da Grande Baía, como Hong Kong, Macau e Shenzhen, etc.

Mapa de planejamento da Nova Zona de Cuiheng

Segundo o Plano Geral da Nova Zona de Cuiheng (2021-2035), revisado em 2018, a Zona conta com 6 distritos prioritários de desenvolvimento: distrito financeiro central, distrito de inovação científica e tecnológica, distrito de cultura e educação, distrito de turismo internacional, distrito de demonstração de transformação e distrito de manufatura inteligente avançada.

Centro de Exibição do Planejamento da Nova Zona de Cuiheng

Promover a reforma e a inovação de mecanismos e sistemas. A Zona tem-se esforçado para estruturar com afinco uma configuração de desenvolvimento centrada no ser humano, em que se integram as indústrias, infraestruturas, vida humana, cultura e turismo, construindo zonas-piloto de cidade inteligente, de cidade zero carbono e de reforma integral.

 

Local de projeto do Parque Industrial de Equipamentos Não Tripulados do Instituto de Tecnologia de Harbin, da Nova Zona de Cuiheng

Acelerar a aglomeração dos recursos de fatores para a inovação de alto nível. A Zona tem reunido força na construção de um patamar de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias industriais com competitividade caraterística referente às áreas de desenvolvimento de novos medicamentos e de grandes instrumentos científicos, etc., na costa oeste da Área da Grande Baía.

Parque Industrial de Equipamentos Não Tripulados do Instituto de Tecnologia de Harbin

Projetar o desenvolvimento das indústrias pilares emergentes. A Zona tem-se focado nos quatros setores predominantes, quais sejam respetivamente: inteligência artificial e economia digital, biomedicina, serviços modernos e fabricação de equipamentos de ponta, promovendo assim a captação de investimentos com precisão e o desenvolvimento das áreas, tal como a nova cidade científica, tecnológica e financeira.

Imagem do conceito da Base de Inovação e Empreendedorismo para Jovens de Guangdong, Hong Kong e Macau

Impulsionar a abertura e cooperação de alto nível. A Zona tem intensificado o desenvolvimento coordenado regional e promovido as cooperações em profundidade com Hong Kong e Macau nos aspetos econômico, social, cultural, científico e tecnológico, planejando assim a construção da Base de Inovação e Empreendedorismo para Jovens de Guangdong, Hong Kong e Macau, na Nova Zona de Cuiheng.

Parque Pântano Nacional de Cuiheng

Aperfeiçoar o planejamento e construção municipal. A cidade de Zhongshan tem otimizado e ajustado o controle e regulação nas zonas principais em relação ao design municipal, dando impulso à construção de infraestruturas municipais, acelerando a conclusão de obra e entrada em funcionamento dos projetos de instalações para vida de alta qualidade, como o Parque Pântano Nacional de Cuiheng.

Imagem do conceito da Nova Zona de Cuiheng em Zhongshan

Melhorar a construção das instalações complementares de vida. A Zona porá em planejamento a construção de 9 escolas médias, 13 escolas primárias e 18 jardins de infância, além de 12 centros públicos a nível comunitário disponíveis para 10 a 20 mil habitantes. As terras utilizadas para o setor dos serviços comerciais representam 7,92% das terras para construção urbana.

Fonte de uma parte das fotos: Site oficial da Nova Zona de Cuiheng em Zhongshan