• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau: O Dragão em Ascensão que Conectam os Três Lugares

Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau é um grande projeto de travessia marítima construído conjuntamente por Guangdong, Hong Kong e Macau sob o esquema do“um país, dois sistemas”. Sendo além de uma engenharia de ponte e túnel dentro do país que conecta Hong Kong, Zhuhai e Macau, é o projeto de ponte marítima mais extenso no mundo. Em 23 de outubro de 2018, a ponte foi aberta oficialmente e se fez visita de inspeção.

A Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau possui uma extensão total de cerca de 55 km, atravessando o Estuário de Lingdingyang, ligando Hong Kong a leste e Zhuhai bem como Macau a oeste, abrindo a artéria de tráfego da costa leste e oeste do Estuário do Rio das Pérolas. Após a abertura, o tempo de deslocamento de Hong Kong a Zhuhai e Macau se encurta de 3 horas para 45 minutos, fazendo com que acelere a formação do“círculo de vida de uma hora”neste três locais.

Em 15 de dezembro de 2009, entrou oficialmente em obra a Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau, da qual o período de preparação e construção totalizou 15 anos. A Autoridade da Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau constituída conjuntamente pelos governos de Guangdong, Hong Kong e Macau é responsável pela construção, operação, gestão e manutenção do projeto principal da ponte, enquanto a construção e operação de portos e linhas de ligação se responsabilizam pelos governos respetivos.

O projeto principal da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, que integra a ponte, ilha e túnel, tem uma extensão total de cerca de 29,6 km. Tem-se a imagem da Ponte de Qingzhou, o “nós chinês”, simbolizando a concentração dos três lugares.

As estruturas das duas ilhas artificiais da Ponte apresentam convergências na forma geral, sendo ambas ovaladas, com design temático de ostras, e compreendendo edifícios principais, praças e estradas à volta das ilhas, etc. Tendo orientações funcionais diferentes, a ilha leste, que fica perto de Hong Kong, com uma área total de 97962 m2 e um comprimento de 625 m, é um centro de operação sintética que integra funções de tráfego, gestão, serviços, salvamento e visita, enquanto a ilha oeste, que totaliza uma extensão de 101973 m2 e um comprimento de 625 m, tem como principais funções de ventilação e exaustação de túnel, operação e gestão, manutenção e expediente, etc.

A Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau tem alcançado inúmeros recordes chineses e mundiais——é a ponte marítima mais extensa do mundo, possui túneis de tubos submersos mais longos do mundo, é a ponte mais longa com estrutura de aço no mundo......

Após esforços de quase 9 anos, no dia 6 de fevereiro de 2018, a Ponte principal de Hong Kong-Zhuhai-Macau passou na inspeção. De 28 a 30 de setembro, Guangdong, Hong Kong e Macau realizaram conjuntamente teste de ajustamento do projeto principal da ponte, dos três portos e das linhas de ligação.

Em 23 de outubro de 2018, foi oficialmente aberta a Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau e às 9 horas do dia 24, foi aberta ao tráfego e entrou em operação, sendo o único porto terrestre nacional que interliga Guangdong, Hong Kong e Macau para transporte de cargas e passageiros. Os veículos passáveis na Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau incluem ônibus transfronteiriços, ônibus de vaivém, táxis transfronteiriços, veículos de carga e veículos particulares transfronteiriços.

A Ponte adota o modelo de desalfadegamento de“três lugares, três modos de inspeção”, disponíveis 24 horas. Os três governos locais são respetivamente responsáveis pelo estabelecimento e gestão dos portos, os quais se locolizam nos territórios próprios. Dentre isso, se adota um modo inovador de“inspeção cooperativa, libertação única”entre Zhuhai e Macau, com que os passageiros só precisam fazer uma fila para completar a inspeção de imigração de ambas as partes.

Considerada uma das "sete maravilhas do mundo moderno" pela imprensa inglesa Guardião, a Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau não só representa o nível avançado das pontes chinesas, mas também reflete a força nacional abrangente da China.

 

Fonte: site da Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau, Centro de Exposição Online da Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau