• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Parque Industrial de Ciência e Tecnologia do Lago Songshan de Dongguan: acelera-se a construção de um patamar de inovação científica global

Cidade científica do Lago Songshan

A Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta e Nova Tecnologia do Lago Songshan localiza-se na cidade de Dongguan, no interior dourado da Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, adjacente a Hong Kong e Shenzhen no sentido sul e limitada a norte por Guangzhou, sendo uma plataforma nuclear de inovação do corredor de inovação científica e tecnológica Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong-Macau, e figurando no 21º lugar na lista de classificação abrangente das zonas de desenvolvimento industrial de alta e nova tecnologia do país.

Em novembro de 2001, aprovado pelo Governo Popular da Província de Guangdong, o Parque Industrial de Ciência e Tecnologia do Lago Songshan foi estabelecido em Dongguan, com uma área de controle planejada de 72 quilômetros quadrados, incluindo um lago de água doce com uma área aproximada de 8 quilômetros quadrados, sendo um ambiente ecológico vantajoso. Atualmente, a área total planejada desse Parque (incluindo o Parque Industrial do Leste) chega a 163 quilômetros quadrados.

Fonte de Espalação de Nêutrons da China (CSNS, na sigla em inglês)

Esforçar-se para a construção das grandes plataformas de investigação científica. Em julho de 2020, baseando-se na CSNS, na Fonte de Fóton Avançado do Sul (SAPS, na sigla em inglês) e no Laboratório de Materiais do Lago Songshan, a Cidade da Ciência do Lago Songshan, que conta com uma área planejada de 90,52 quilômetros quadrados, foi incorporada oficialmente na Zona Piloto do Centro Nacional Abrangente de Ciências na Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Laboratório de Materiais do Lago Songshan (1ª Fase)

Acelerar a construção de um ambiente inovador de primeira classe. Até agosto de 2021, o Lago Songshan já dispunha de 320 empresas nacionais de alta e nova tecnologia, 30 novas instituições de investigação, 14 incubadoras nacionais, bem como 189 laboratórios e centros de investigação de tecnologia de engenharia importantes a nível municipal ou superior.

Comunidade Internacional de Inovação e Empreendedorismo do Lago Songshan

Construir um patamar que reúne talentos de inovação e empreendedorismo. Até agosto de 2021, o Parque contava com 103 talentos pioneiros de inovação e empreendedorismo a nível provincial e municipal, além de 277 talentos com características especiais a nível municipal que representam 62% do total da cidade.

Base Internacional da Indústria de Robôs do Lago Songshan

Captar empresas tecnológicas líderes de primeira classe. Reúnem-se, no Parque, várias empresas líderes, como Huawei Device, Huabel Electronic Technology, Sytech, etc. Dá-se prioridade à expansão da indústria biológica, reunindo-se mais de 300 empresas de tecnologia biológica de vários tipos, formando um cluster de indústrias de robôs que tem como corpo principal integradores de sistema de robôs, empresas de peças chave e empresas de equipamento inteligente.

Os Investigadores da Equipe de Investigação de Materiais Moleculares do Laboratório de Materiais do Lago Songshan trabalhando em um experimento.

Cultivar indústrias emergentes, como nova energia, novos materiais, etc. O Parque dispõe de 23 empresas da indústria de novos materiais acima do tamanho designado, e introduziu novos projetos como encapsulamento de pilha de íon de lítio de nova energia, recurso de energia distribuído da CR Power, etc.

Promover a construção de instalações complementares municipais de alta qualidade. O Parque possui uma área lacustre de 8 quilômetros quadrados e uma área pantanosa de 6,5 quilômetros quadrados, com cobertura de áreas verdes de mais de 60%.


Fonte de uma parte das fotos: Comissão de Gestão da Zona de desenvolvimento de indústrias de alta e nova tecnologia do Lago Songshan de Dongguan