• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ponte Shenzhen-Zhongshan: Um Super-Projeto Tomou Forma

Como a única passagem direta de estrada que faz conexão entre os dois aglomerados urbanos do Delta do Rio das Pérolas, Shenzhen-Dongguan-Huizhou e Zhuhai-Zhongshan-Jiangmen, a Ponte Shenzhen-Zhongshan é estrategicamente importante nos aspetos de aperfeiçoar as redes de autoestradas nacionais e o sistema de transporte sintético das regiões do Delta do Rio das Pérolas, de promover a interconexão das indústrias das margens do Rio das Pérolas, de acelerar o impulso ao desenvolvimento integrado dos aglomerados urbanos na Área da Grande Baía.

A Ponte de Shenzhen-Zhongshan, com uma extensão total de 24 km, é um conjunto de projetos de travessia marítima em que se integram ponte, ilhas, túnel e conetividade submersa.

Com previsão de conclusão e funcionamento em 2024 e velocidade projetada de 100km/h, a Ponte Shenzhen-Zhongshan, após sua abertura, possibilita acesso direto de Shenzhen a Zhongshan em apenas 30 minutos, promovendo assim o desenvolvimento rápido da aglomeração urbana da Área da Grande Baía nos domínios de humanidade, logística, economia e cultura, entre outros.

Em grande escala e com dificuldade técnica elevada, o projeto da Ponte Shenzhen-Zhongshan é um dos projetos mais difíceis nas infraestruturas de transporte sintético do mundo. Em 28 de dezembro de 2016, o projeto precedente da Ponte Shenzhen-Zhongshan, a iha artificial do oeste, entrou oficialmente em construção, dando início à construção da Ponte.

Em 1 de maio de 2017, se realizou o empilhamento vibratório do primeiro cilindro de aço na ilha artificial do oeste da travessia marítima de Shenzhen a Zhongshan com sucesso, indicando que a construção da Ponte entrou na fase substancial de construção da obra física.

Em 16 de outubro de 2017, passaram com sucesso na inspeção dos especialistas os desenhos de construção dos túneis submersos, obras hidráulicas bem como instalações de apoio associadas, possibilitando a entrada substancialmente em obra do projeto principal de túneis submersos após a realização de empilhamento vibratório de cilindro de aço na ilha artificial do oeste.

Em 21 de dezembro de 2017, iniciou-se oficialmente a construção da ilha artificial do leste do projeto da travessia marítima entre Shenzhen e Zhongshan, que, quando concluída, será a primeira interligação subaquática de autoestrada no país.

No dia 5 de julho de 2019, após a “transformação inteligente” de 11 meses, o maior estabelecimento ao nível mundial de pré-fabricação de tubos submersos foi reaberto em Zhuhai. Se realizarão a pré-fabricação e instalação de 22 dos 32 tubos do projeto da Ponte Shenzhen-Zhongshan aqui, com previsão de conclusão de todos os trabalhos de pré-fabricação em fins de 2022.

Em 4 de julho de 2019, depois de construção de 10 horas consecutivas, a primeira caixa de suspensão de aço da Ponte Lingdingyang foi colocada com sucesso.

Em 17 de junho de 2020, se realizou com sucesso o acoplamento entre o primeiro tubo do túnel submerso da Ponte Shenzhen-Zhongshan com a seção escondida do túnel submerso da ilha artificial do oeste.

Autor: Chen Jueying

Editar: Chen Yihui