• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ponte de Nansha: Sobem as Marés do Rio das Pérolas, enfrentam-se os Ventos e as Ondas

A Ponte Nansha (anteriormente denominada Projeto da Segunda Ponte de Humen) foi oficialmente concluída e aberta ao tráfego em 2 de abril, 2019. A Ponte se localiza na Baía de Shiziyang do Rio das Pérolas, atravessando as margens leste e oeste do Rio e conectando Guangzhou e Dongguan. Após a abertura da ponte, é mais conveniente o vaivém de Shunde, Panyu, Nansha e outras regiões da margem ocidental da Delta do Rio das Pérolas às cidades orientais da Delta, aliviando significativamente a pressão da falta de passagem fluvial do estuário do Rio das Pérolas, e abrindo a artéria de desenvolvimento para a interconexão entre as cidades da Área da Grande Baía.

A Ponte de Nansha ocupa uma extensão de aproximadamente 13km, desde Nansha, Guangzhou, pela Ilha das Gaivotas, até Shatian, Dongguan. Foi aplicado o esquema de ponte em toda a linha, que é construída de acordo com o padrão de oito faixas em dois sentidos, com velocidade projetada de 100km/h e vida útil projetada de 100 anos. A imagem mostra a vista panorâmica da Ponte de Nansha.

A ponte principal da Ponte de Nansha é composta por duas pontes suspensas de grande porte fluviais, e pela primeira vez no mundo, construíram-se, ao mesmo tempo, duas pontes suspensas de enorme extensão de mais de mil metros.

Em julho de 2014, entrou em obra todo o projeto, o qual foi temporariamente nomeada Segunda Ponte de Humen durante a construção, sendo mais tarde oficialmente nomeada a Ponte de Nansha.

Em 2 de março de 2016, um dos projetos de controle——a Ponte Hidroviária de Nizhou completou com sucesso a betonagem de uma só vez de 18000㎡, quebrando o recorde de 15000㎡ criado pelo projeto antes, atingindo o maior volume de betonagem de única vez de ponte na China e a maior escala de betonagem contínua de única vez a nível mundial.

Em 25 de maio de 2018, conhecida como “a maior ponte de suspensão com vigas de caixa de aço no mundo”, a Ponte Hidroviária de Nizhou, com vão de 1688m, encerrou-se com sucesso, simbolizando a conexão bem-sucedida das duas pontes principais de mais de mil metros.

Em 12 de março de 2019, a Ponte Hidroviária de Nizhou completou o ensaio de carga. Em 14 de março, a Ponte Hidroviária de Dasha completou com sucesso o ensaio de carga estática-dinâmica. Duas pontes principais passaram na inspeção, significando que a construção cumpriu os requisitos de projeto e as especificações relevantes.

À noite de 21 de março de 2019, o projeto implementou em toda a linha a colocação em funcionamento das luzes. Em 29 de março de 2019, o projeto passou oficialmente com sucesso na entrega e aceitação.

Em 2 de abril de 2019, como o primeiro "Super Projeto" colocado em utilização após o lançamento das "Orientações para o Desenvolvimento da Área da Grande Baía de Guangdong- Hong Kong-Macau", a Ponte de Nansha foi oficialmente aberta ao tráfego. O tráfego no primeiro dia foi de cerca de 50 mil, o que representa 18% do tráfego total que atravessou o estuário do Rio das Pérolas no mesmo dia.

Em 25 de abril de 2019, a primeira fase de autoestrada ligando Dongguan e Panyu ( de Shatian até Houjie ) foi oficialmente aberta, realizando o vaivém rápido entre a Ponte de Nansha e a Autoestrada de Guangzhou e Shenzhen. Desde então, toda a Ponte de Nansha foi aberta à operação.

 

Fonte das imagens: Sucursal da Segunda Ponte de Humen de Construção de Estradas Co.Ltda da Província de Guangdong

Autor: Chen Jueying

Editar: Chen Yihui