• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Zona-Piloto de Inteligência Artificial e Economia Digital de Guangzhou: Liderar a onda digital e criar um futuro ecológico

Visão de pássaro da Área Central de Pazhou

Situada na área central da cidade, a Zona-Piloto de Inteligência Artificial e Economia Digital de Guangzhou tem como indústrias dominantes inteligência artificial e economia digital, empenhando-se no futuro na introdução de sedes empresariais, empresas de alta e nova tecnologia e instituições de investigação científica em relação às tecnologias informáticas, tais como inteligência artificial, economia digital, computação em nuvem, etc. Até os primeiros meados de 2021, mais de 80 mil empresas foram registradas na Zona-Piloto.

O evento de motivação para a aceleração integral da construção da Zona-Piloto de Inteligência Artificial e Economia Digital de Guangzhou organizado pela mesma cidade.

Em 2020, emitiu-se o Plano Geral para a Construção da Zona-Piloto de Inteligência Artificial e Economia Digital de Guangzhou pelo Grupo Dirigente Provincial de Guangdong para a Promoção da Construção da Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, que marca o início oficial do planejamento da Zona-Piloto. Em setembro do mesmo ano, iniciou-se a construção da Zona-Piloto (Parque da Cidade Universitária), com um investimento total de 5,65 bilhões de yuans.

Diagrama da Zona-Piloto

A Área Central de Pazhou (30 quilômetros quadrados)

A Cidade Universitária de Guangzhou (18 quilômetros quadrados)

A Área da Cidade Financeira Internacional de Guangzhou (8 quilômetros quadrados)

A Área de Yuzhu (25 quilômetros quadrados)

A Zona-Piloto é constituída pela Área Central de Pazhou (incluindo a Cidade Universitária de Guangzhou), Área da Cidade Financeira Internacional em Guangzhou e Área de Yuzhu, ocupando uma área total de 81 quilômetros quadrados.

Na Área Central de Pazhou, demonstram-se dinâmicas fortes em relação à industrialização digital. Fundou-se aqui a primeira base nacional de demonstração de indústrias para nova industrialização da Província de Guangdong e introduziram-se 28 empresas líderes no âmbito de inteligência artificial e economia digital, incluindo Tencent, Alibaba e Xiaomi, entre outras, com um investimento total de 86,7 bilhões de yuans.

Na Área da Cidade Financeira Internacional, acelera-se a aglomeração das indústrias de finanças digitais e de cultura. Aglomeram-se 70% das instituições financeiras licenciadas da cidade, dando apoio financeiro reforçado ao desenvolvimento de inteligência artificial e economia digital.

Na Área de Yuzhu, forma-se, gradualmente, um sistema das indústrias de aplicação e inovação da tecnologia informática. Estabeleceram-se, consecutivamente, em Yuzhu, as empresas líderes de sistema operacional nacionalizado e empresas conhecidas de hardware de aplicação e inovação da tecnologia informática. Prioriza-se o desenvolvimento das indústrias de componentes-chaves de telecomunicação de 5G e de circuito integrado, comércio digital, etc.

O primeiro posto de ligação legislativa de zona de função industrial em Guangzhou

Realizou-se,na Zona-Piloto, um plano geral a partir dos aspetos de sistema de políticas, de planejamento regional e de ambiente comercial, formulando “22 medidas favoráveis para a construção da economia digital em Guangzhou”, aperfeiçoando o sistema de garantia das políticas da economia digital.

Centro de Proteção à Propriedade Intelectual de Exibição e Economia Digital

Estabeleceu-se, na Zona-Piloto, o Centro de Proteção à Propriedade Intelectual de Exibição e Economia Digital, lançando, de maneira inovadora, o serviço de canal verde para aprovação que permite a falta temporária de documentos necessitados, construindo um ambiente comercial de primeira classe.

Ponte de Pazhou

A Zona-Piloto tem aprimorado as infraestruturas complementares. Estão em planejamento a construção de mais de 10 linhas de transporte ferroviário e um terminal marítimo de passageiros Hong Kong-Macau, garantindo conexão suave e eficaz de transporte com Hong Kong, Macau e as outras cidades da Área da Grande Baía.


Tianhe-2 instalado no Centro Nacional de Supercomputadores em Guangzhou

A Zona-Piloto tem acelerado a promoção da construção de grande plataforma de inovação pública. Até agora, no âmbito de inteligência artificial, já foi estabelecida, pelo Centro Nacional de Supercomputadores em Guangzhou, uma plataforma de desenvolvimento e aplicação de “one-stop”, com crescimento médio anual de usuários de 25% e uma taxa média de aproveitamento de mais de 75%.


Fonte de algumas imagens: Comissão Administrativa de Pazhou