Localização: Português >  Especiais

Novo Porto de Hengqin: Nova Passagem Transfronteiriça, Nova Jornada de Guangdong-Macau

2021-06-11 Fonte:  Newsgd.com

Não só sendo um projeto de referência de conetividade em infraestruturas e regras da Área da Grande Baía sob o contexto de “um país, dois sistemas”, o Novo Porto de Hengqin também é uma passagem importante para o vaivém entre Guangdong e Macau, o que se torna um marco miliário na cooperação profunda entre Zhuhai e Macau até toda a província de Guangdong e Macau. A primeira geração do Porto de Hengqin se estabeleceu em 2000 junto com a Ponte Flor de Lotus e já passou por três iterações. Com a abertura e entrada em utilização das novas zonas de inspeção para passageiros, o Porto de Hengqin entrou oficialmente na era 4.0.

Com a abertura do Novo Porto de Hengqin, Hengqin e Macau, separados por um rio, se despediram do modelo de “dois locais, duas inspeções” que durou 20 anos, e assim, se inicia a era de desalfandegamento em um minuto. O novo porto adota o modo inovador de desalfandegamento de “inspeção cooperativa, autorização única”, com que os passageiros só precisam esperar por uma fila para concluir os procedimentos de entrada e saída. Caso nas passagens automáticas, cada passageiro apenas gasta 30 segundos em média para a inspeção, o que é de conveniência e rapidez.

No sentido de cumprir o objetivo de construção, que é atender volume diário de desalfandegamento de passageiros de 222 mil e volume anual de 80 milhões, em dezembro de 2016, o Porto de Hengqin, Zhuhai bem como o projeto de desenvolvimento de centro de transporte sintético entrou oficialmente em construção, responsável pela Segunda Direção da Construção da China Co.Ltda, com investimento total de cerca de 26 bilhões de yuans. Isso vai acelerar ainda mais a interconexão de transporte transfronteiriço entre Guangdong e Macau, assumindo a grande missão de porto piloto inovador de desalfandegamento e de modelo de inspeção da China. Tem-se a imagem da construção do Novo Porto de Hengqin.

O Novo Porto de Hengqin criou um precedente de autorização legal para construção portuária no país. Em março de 2020, foi emitido pelo Conselho de Estado a“Aprovação da Utilização das Zonas no lado de Macau do Porto de Hengqin e das Zonas Extensas Relevantes à Inspeção dos Passageiros”, autorizando a entrada em funcionamento desde 18 de março de 2020 e sendo aplicável à jurisdição pelo lei da Região Administrativa Especial de Macau.

Em 18 de agosto de 2020, se realizou a cerimônia de abertura da nova área de inspeção do Porto de Hengqin. Após a abertura, às 15 do dia, o volume diário de passagem de Guangdong-Macau foi elevado de 750 mil até 900 mil, aumentando significativamente a eficiência de desalfandegamento, aliviando eficazmente as pressões de desalfandegamento dos dois locais.

No futuro, na cidade de Zhuhai e na Região Administrativa Especial de Macau, se realizarão ligações entre o trem de alta velocidade bem como a ferrovia interurbana da Estação de Zhuhai e de Hengqin com o metrô ligeiro de Macau, de modo a promover o desenvolvimento coordenado das infraestruturas de transporte entre dois lugares.

Fonte das imagens: Segunda Direção da Construção da China Co.Ltda

 

Autor: Chen Jueying

Editar: Chen Yihui

 

Home

|

About us

|

Contact us
WWW.NEWSGD.COM. All rights reserved.|Registered