• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong: Pequeno Lugar Fará Grandes Diferenças

Como uma plataforma específica com tema da inovação científica e tecnológica, a Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong possui vantagens únicas de ser“transfronteira, transinstitucional e transterritorial aduaneira, se tornando uma nova iluminação na colaboração entre Shenzhen e Hong Kong nos âmbitos de inovação institucional bem como científica e tecnológica. Tem-se o desenho de planejamento da Zona de Cooperação.

A Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong localiza-se na fronteira entre o sul do Distrito de Futian, Shenzhen e Hong Kong, com uma área de 3,89 km2, englobando o Parque de Hong Kong localizado no lado sul de Rio Shenzhen, cuja área é cerca de 0,87 km2, e o Parque de Shenzhen (inclui a Zona do Porto de Huanggang e a Área Alfandegada de Futian ) situado no lado norte do Rio Shenzhen que ocupa uma extensão de 3,02 km2.

A Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong conta com 4 vantagens específicas: excelente localização, notável instituição, único transportador espacial e acoplamento das vantagens de Shenzhen e Hong Kong.

A origem da Área de Hetao pode remontar ainda à governação do Rio Shenzhen em 1997, o rio divisório entre Shenzhen e Hong Kong. No momento, após o corte de meandro no segmento perto do Porto de Futian/Lok Ma Chau, uma área de cerca de 1 km2 originalmente pertencente a Shenzhen foi incluído no território de Hong Kong, a qual é a Área de Hetao de Lok Ma Chau. Tem-se a imagem do Rio Shenzhen.

Em 2008, os governos de Shenzhen e Hong Kong chegaram a um consenso preliminar —— seria considerável conferir um lugar predominante ao ensino superior, enquanto um lugar suplementar à investigação e desenvolvimento da alta ciência e tecnologia e às indústrias culturais e criativas. No dia 13 de novembro, os dois governos assinaram o“Acordo de Cooperação em Matéria de Estudo Sintético da Área de Hetao de Lok Ma Chau”.

No dia 3 de janeiro de 2017, Hong Kong e Shenzhen definiram que os dois lados iriam desenvolver em conjunto o“Parque de Tecnologia e Inovação de Hong Kong-Shenzhen”na Zona A da Área de Hetao, e ao mesmo tempo, Hong Kong apoiaria Shenzhen a construir uma área de cerca de 3 km2 adjacente à Área de Hetao, no lado norte do Rio Shenzhen, no“Parque de Inovação Científica e Tecnológica de Shenzhen”, estabelecendo juntos a“Zona de Cooperação para Inovação Científica e Tecnológica de Shenzhen-Hong Kong”.

Em novembro de 2019, o primeiro lote de projetos do Parque de Shenzhen da Zona de cooperação Científica e Tecnológica de Shenzhen-Hong Kong bem como os 14 parques de satélites circundantes e os projetos de apoio começaram a se construir no mesmo tempo, com investimento total de mais de 61,5 bilhões de yuans. Atualmente, mais de cem projetos de pesquisa científica têm sidos promovidos e implementados no Parque de Shenzhen, e uma série de projetos e plataformas de investigação científica de alta ponta terminou a construção e entrou em operação, como o Projeto de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, o Projeto de CENI, etc.

Em agosto de 2020, foi emitido pelo governo de Shenzhen ´´Algumas Observações sobre Apoio ao Parque de Shenzhen da Zona de Cooperação para Inovação científica e tecnológica de Shenzhen-Hong Kong na Construção do Centro Internacional de Inovação Aberta´´, apresentando 22 providências nos 7 aspetos como ambiente político e sistema de apoio financeiro que favorecem a inovação científica e tecnológica para apoiar a construção do Parque de Shenzhen.

Em junho de 2019, entrou em plena remodelação o Porto de Huanggang dentro da Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong e em 10 meses, foi construído um local de inspeção temporária de 15000 m2, com condições de desalfandegamento. O edifício de uso múltiplo do novo porto já entrou em construção em junho de 2020, sendo posicionado como um porto totalmente para inspeção de passageiros, com previsão de terminação e entrada em funcionamento em 2023. Tem-se o desenho de design do novo porto do Porto Huanggang.

Em 2021, foi construído o Centro Integral de Serviços “Plataforma de One-stop”da Zona de Cooperação de Hetao para Inovação Cientifica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong, que é atualmente o único salão de Shenzhen onde atende os assuntos aduaneiros e os de serviços das autoridades locais. Tem-se a imagem do Centro Integral de Serviços “Plataforma de One-stop” do Parque de Shenzhen.

Têm demonstrado uma dinâmica cada vez mais intensa a inovação e o empreendedorismo dos Jovens de Hong Kong no Parque de Shenzhen na Zona de Cooperação para Inovação Científica e Tecnológica de Shenzhen-Hong Kong, o qual contém 6 bases de inovação e empreendedorismo da juventude de Guangdong-Hong Kong-Macau, totalizando uma área de 26 mil m2, nas quais 4 foram estabelecidas nos últimos 2 anos, com uma extensão adicional de mais de 10 mil m2, com previsão de acolhimento de aproximadamente 1500 jovens em inovação e empreendedorismo de Hong Kong.