• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Projeto da Fonte de Espalação de Nêutrons da China sustenta o pilar tecnológico do país


A Fonte de Espalação de Nêutrons da China (CSNS, na sigla em inglês), localizada, no momento, no Parque Industrial de Ciência e Tecnologia do Lago Songshan, já se incorporou no plano nacional de desenvolvimento científico e tecnológico de médio e longo prazo, sendo a primeira fonte de nêutrons construída na China que gera um grande número de nêutrons espalados com base na aceleração do golpe de protão de alta energia para o alvo metálico promovido pelo acelerador.

Em 2005, foi aprovada pelo Conselho do Estado a construção de uma instalação de fonte de espalação de nêutrons cuja potência de feixes de prótons chega a 100 KW e cujo fluxo eficiente de nêutrons pulsados fica na vanguarda do mundo, com aporte nacional de cerca de 1,2 bilhão de yuans e prazo de construção de 7 anos. A instalação inclui um acelerador linear de prótons de feixe intenso, um síncrotron de ciclo rápido, uma estação alvo e cinco espectrômetros de nêutrons, sistema de teste de experimento científico, entre outros.

Parque da Fonte de Espalação de Nêutrons da China

Em abril de 2007, o Centro da Ciência de Nêutrons de Dongguan, Guangdong, foi oficialmente inaugurado no Parque Industrial de Ciência e Tecnologia do Lago Songshan, marcando o lançamento oficial tanto da construção do projeto da primeira CSNS quanto do Laboratório Nacional da Fonte de Espalação de Nêutrons de Dongguan.

 

Trabalhadores na instalação do primeiro equipamento do acelerador da CSNS.

Em outubro de 2011, estabeleceu-se o fundamento da instalação da CSNS em Dongguan, Guangdong, com investimento total de 2,3 bilhões de yuans. Em maio de 2012, iniciou-se a construção da obra.

Entre os equipamentos, a parte básica da instalação, o acelerador, cuja estabilidade de operação determina a eficiência de utilização da instalação inteira, determina os principais indicadores de performance da instalação inteira.

A estação alvo é o sistema de gerador que usufrui os protões de alta energia a produzir nêutrons pulsados.

O espectrômetro de nêutrons é o equipamento de experimento que aproveita os nêutrons para detectar a microestrutura e a movimentação de substâncias.

No dia 23 de agosto de 2018, passando com sucesso a inspeção de aprovação nacional, o projeto entrou oficialmente. No fim de setembro do mesmo ano, a CSNS se tornou disponível oficialmente aos usuários domésticos e internacionais.

A CSNS atende às necessidades do país de aplicação multidisciplinar, como física da matéria condensada, química e ciência dos materiais, etc., levando ao mesmo tempo em consideração as demandas de aplicação em relação à investigação nas áreas de ciências da vida, aplicação industrial, entre outras. Desde setembro de 2018 até hoje, a CSNS já completou a 6ª rodada de operação, com mais de 3.400 usuários registrados e mais de 700 projetos de investigação concluídos.

Fonte de uma parte das fotos: site oficial da Academia Chinesa de Ciência