No dia 18 de junho, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou a quarta Conferência de Investimento e Financiamento para Empresas de Ciência e Tecnologia, que focou na integração entre inovação científica e capitais financeiros. Na ocasião, 5 bancos e 9 empresas alcançaram acordos de cooperação, com um valor total de mais de 280 milhões de yuans, fornecendo apoio financeiro para empresas nos setores de circuitos integrados, biomedicina etc.
O evento foi organizado conjuntamente pela Direção dos Serviços de Finanças e Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação, com o apoio da Divisão de Zhuhai do Banco Popular da China, atraindo a participação de cerca de 40 instituições financeiras, 33 empresas tecnológicas e representantes do setor financeiro de Macau.
Atualmente, a ecologia financeira de Hengqin está continuamente a ser otimizada. 32 instituições bancárias detêm um saldo de empréstimos de cerca de 200 bilhões de yuans, e desde o maio deste ano já forneceram mais de 600 milhões de yuans em crédito adicional a quase 30 empresas de ciência e tecnologia. Além disso, 42 organizações financeiras locais forneceram serviços de financiamento acumulados a mais de 190 bilhões de yuans, e mais de 500 administradores de fundos privados gerem um volume de cerca de 680 bilhões de yuans, dos quais cerca de 50 bilhões foram investidos em projetos de inovação científica e tecnológica da Zona de Cooperação.