No dia 5 de agosto, o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Sam Hou Fai, recebeu na sede do governo da RAEM, o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), John Lee.
As duas partes trocaram profundamente opiniões sobre o fortalecimento da cooperação entre Hong Kong e Macau em diversas áreas, incluindo o desenvolvimento sinérgico do turismo, a contribuição para o desenvolvimento de alta qualidade da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, as novas oportunidades na segunda fase da construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, entre outros temas.
Sam Hou Fai salientou que tanto Hong Kong como Macau são cidades centro da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e motores centrais do desenvolvimento regional. O aumento contínuo do nível de cooperação entre as duas regiões, especialmente no que se refere à promoção conjunta do desenvolvimento de alta qualidade em áreas como indústria e inovação científica e tecnológica, proporcionará um maior impulso para o benefício mútuo de todos os membros da Grande Baía.
O chefe do Executivo da RAEM declarou que a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin é uma plataforma importante para a participação de Macau no desenvolvimento integrado da Grande Baía e para a promoção da diversificação adequada da economia de Macau. O governo da RAEM está a aderir estreitamente à posição "Macau + Hengqin" e criou o "Grupo de Liderança para Promover a Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin", aumentando o apoio à Zona de Cooperação em termos de políticas, legislação, pessoal e alocação de recursos.
Sam Hou Fai acolheu a participação de mais empresas de Hong Kong, para que, em conjunto, aproveitem as novas oportunidades da segunda fase da construção da Zona de Cooperação e compartilhem os dividendos resultantes do desenvolvimento de alta qualidade.
(Fonte da imagem: Hengqin Online)
A delegação liderada por John Lee também visitou a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Primeiro, eles chegaram ao Centro de Experiência Cultural da Medicina Tradicional Chinesa no Parque Industrial de Ciências e Tecnologias da Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação Guangdong-Macau, com o objetivo de conhecer a situação do desenvolvimento integrando entre a medicina tradicional chinesa e a indústria da cultura e turismo no local. Posteriormente,a delegação visitou o Pavilhão de Planejamento de Hengqin, no qual existem vários expositivos sobre novos produtos e novas tecnologias. John Lee e os funcionários presentes conversaram e trocaram ideias sobre a gestão, a construção, o modelo e os resultados do desenvolvimento da Zona de Cooperação.