A Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin iniciou no dia 12 de janeiro, o projeto de prática de férias de inverno Zhuhai-Hengqin 2025 para jovens talentos de famosas universidades.
30 alunos excelentes da Universidade de Beijing, Universidade Tsinghua, Universidade de Hong Kong, Universidade de Macau, Universidade Nacional de Singapura, entre outras escolas superiores de renome mundial participaram do evento de oito dias que visa ajudar eles em conhecer o desenvolvimento de indústrias estratégicas emergentes e indústrias de futuro, as mais recentes conquistas da nova produtividade de qualidade, e os encantos diversificados da colaboração, abertura e inclusão de Zhuhai e Hengqin.
Sob o tema principal de “prática de trabalho de alta qualidade + conhecimento das cidades transfronteiriças”, os organizadores prepararam cuidadosamente muitas atividades, como o encontro de Zhuhai, a percepção de Hengqin, e a prática em empresas famosas.
O evento atraiu a candidatura de mais de 2,9 mil estudantes. Todos os 30 selecionados são talentos em ciência e engenharia, entre eles, 90% são alunos de doutorado e o restante são de mestrado.
Durante os 8 dias, eles vão visitar importantes empresas, como Jinshan, Gree, e Huafa e parques industriais em Zhuhai e Hengqin, como o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau, o Centro Internacional de Inovação em Ciência e Tecnologia de Hengqin, etc. Também trabalharão em empresas como Instituto de Investigação Inteligente de Guangdong, Nasida, Jianfan Biotecnologia, Jieli Tecnologia, Aeronave geral da Indústria Aeronáutica Chinesa, Shanghe Tecnologia, entre outras. Neste raro projeto de prática transfronteiriça no país, os jovens talentos conhecerão também o Laboratório Chave do Estado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, o Museu de Macau, e a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.
Nos últimos anos, Zhuhai e Hengqin atribuíram grande importância ao trabalho de talentos, lançaram uma série de políticas e medidas favoráveis, continuaram a criar um excelente ambiente e planalto de talentos. Em 2024, foram introduzidos cerca de 70 mil novos talentos de vários setores e o número total de talentos ultrapassou 900 mil. Zhuhai foi classificada como uma cidade nacional amigável aos talentos e o índice da ecologia de desenvolvimento de talentos ocupou o primeiro lugar entre as cidades do nível de prefeitura da China.