• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Novo mecanismo alfandegário de Hengqin beneficia muito empresas e indivíduos nos últimos 100 dias

Em 9 de junho, completaram 100 dias a operação do novo sistema aduaneiro da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, que funcionava estável e ordenadamente e vem liberando benefícios da política.

As estatísticas da Alfândega de Gongbei revelaram que até 0h do dia 9 de junho, havia mais de 600 mil veículos passaram pela Primeira Linha do Porto de Hengqin desde a aplicação da nova política, um aumento de cerca de 12,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Cerca de 533 mil residentes de Macau passaram pelo canal rápido chamado “Nova Casa” e 2.838 residentes de Macau são permitidos a trazer produtos animais e vegetais específicos com um total de 1.968 lotes de produtos liberados. Além disso, 4,81 milhões de veículos passaram pela Segunda Linha do Porto de Hengqin.

As medidas alfandegárias vêm sendo melhoradas para facilitar o despacho aduaneiro. No salão de inspeção, anteriormente, tinha duas máquinas de inspeção e a agora tem uma máquina de raios X compartilhada pela alfândega e pelo departamento de segurança, sendo um modelo de “inspeção única”, para que os passageiros possam passar mais facilmente com suas bagagens. Enquanto isso, o canal conveniente “Nova Casa” facilita os quatro tipos de residentes de Macau que podem transportar mais de 300 espécies de produtos animais e vegetais.

O gerente-geral da Fábrica Feihe em Hengqin, Lv Yutao disse que, no dia 31 de maio, a empresa obteve a licença de produção e poderá começar a produção no final de junho. No estágio inicial, a Alfândega lhe forneceu aconselhamento e treinamento sobre as políticas e os cálculos internos da empresa estão alinhados com a política de isenção de impostos, o que reduzirá o custo dos produtos e aumentará a competitividade no mercado, sendo que as empresas em Hengqin que contenham materiais importados com valor agregado de 30% ou mais na Zona de Cooperação Aprofundada, as suas tarifas de importação foram isentas através da Segunda Linha para o interior da China, e serão cobradas apenas impostos sobre o valor agregado e de consumo.

Após a operação do novo sistema aduaneiro, as políticas de isenção de impostos de mercadorias foram expandidas para seis categorias, incluindo empresas, organizações sociais e unidades não empresariais privadas e a lista de mercadorias não isentas de impostos é drasticamente reduzida, o que traz vários benefícios para o desenvolvimento sinérgico entre Macau e Hengqin e injeta um novo forte impulso para o desenvolvimento de longo prazo de Macau.

Atualmente, 61 empresas e instituições já receberam a qualificação de isenção de impostos de importação, e outros 25 entidades foram aprovadas no exame preliminar para a qualificação, incluindo pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, indústria manufatureira de alto nível, cultura, turismo, convenções e exposições entre outros setores importantes.