• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin promove políticas culturais e desportivas em Macau

A 16 de Abril, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou duas sessões de apresentação de políticas em Macau dirigidas aos sectores cultural e desportivo. O objectivo é promover as medidas de apoio da Zona de Cooperação ao desenvolvimento das causas culturais e desportivas, através da interpretação de políticas e consultas para melhorar o papel das políticas e ajudar as empresas de Macau a ser beneficiadas pelas vantagens políticas de Hengqin.

(Foto: Nanfang Plus)

Segundo informações, a apresentação contou com o forte apoio do Instituto Cultural e do Instituto do Desporte de RAEM. Foi organizada pela Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cultura de Macau e da Associação Geral do Desporto de Macau. Atraiu mais de 170 representantes de empresas culturais e desportivas de Macau, organizações sociais e elites industriais.

Feng Fangdan, directora da Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação, afirmou que o principal objectivo do evento era promover, junto dos sectores cultural e desportivo de Macau, as medidas de apoio da Zona de Cooperação sobre o desenvolvimento das actividades culturais e desportivas. Ela expressou o desejo de construir uma plataforma de comunicação e desenvolvimento conjunto entre os sectores de Hengqin e Macau. Para tal, se propõe aproveitar as vantagens combinadas de "Macau + Hengqin", atrair recursos culturais e desportivos de qualidade de Macau para Hengqin e oferecer mais espaço de desenvolvimento e apoio sólido às empresas e organizações sociais de Macau.

Nas sessões de apresentação, Li Yi, chefe interina da divisão de cultura e desporto da Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação, fez uma interpretação aprofundada dos documentos, tais como os "Regulamentos de Apoio ao Desenvolvimento da Causa Desportiva na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin" e os "Regulamentos de Apoio ao Desenvolvimento da Causa Cultural na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin", bem como dos respectivos guias de candidatura. Além disso, Li Yi esclareceu detalhadamente os problemas comuns encontrados durante o processo de solicitação.

Durante a parte de perguntas e respostas, representantes setoriais de Macau levantaram dificuldades e dúvidas encontradas durante o processo de solicitação, com base no seu próprio desenvolvimento e na progressão dos projectos. A Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação esclareceu todas as dúvidas no local.

Desde a entrada em vigor dos "Regulamentos de Apoio ao Desenvolvimento da Causa Desportiva na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin" no dia 1º de Julho de 2024, A Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação realizou duas recolhas de projectos desportivos, tendo recebido 98 candidaturas, 34 dos quais foram incluídos no plano de apoio. Destes, 13 atividades contêm elementos de Macau ou estão planeadas para ser realizadas em Hengqin e Macau sob a forma de "um festival, dois locais", o que representa 38% de todos os projectos apoiados. Os "Regulamentos de Apoio ao Desenvolvimento da Causa Cultural na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin" entraram em vigor em 1º de Janeiro de 2025. A primeira recolha recebeu 129 candidaturas, dos quais 62 contêm elementos de Macau ou estão planeadas para ser realizadas em Hengqin e Macau sob a forma de "um festival, dois locais", o que representa quase 50% das candidaturas recebidas. Actualmente, a avaliação de todos os projectos foi concluída e, em seguida, será publicada a lista dos projectos apoiados.

No futuro, a Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação continuará a reforçar a divulgação das políticas através de diversos canais e formas inovadoras. O objectivo é garantir que o conteúdo das políticas atinja com precisão os grupos-alvo, maximizar o papel orientador das políticas e apoiar as empresas de Macau no seu envolvimento no desenvolvimento das causas culturais e desportivas na Zona de Cooperação. Assim, se pretende promover um desenvolvimento adequadamente diversificado da economia de Macau. Hengqin e Macau complementam-se mutuamente, partilham recursos e promovem um desenvolvimento sinérgico através da indústria cultural e desportiva.