Localização: Português >  Notícias

Xi Jinping deixa Hong Kong após participar das celebrações do aniversário da RAEHK

2022-07-05 Fonte:  Xinhuanet.com

O presidente Xi Jinping deixou Hong Kong de trem nesta sexta-feira depois de ter participado das celebrações do 25º aniversário do retorno da região à pátria.

Na estação ferroviária de alta velocidade de West Kowloon, pessoas de todas as esferas da sociedade e crianças, agitando bandeiras e flores e cantando canções, se despediram do presidente. Xi e sua esposa Peng Liyuan acenaram de volta para a multidão.

Chegando a Hong Kong na tarde desta quinta-feira, Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, participou de celebrações, se reuniu com representantes de diversos setores e inspecionou a região.

Ele participou na manhã desta sexta-feira da cerimônia de posse do governo de sexto mandato da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) e também de uma reunião para marcar os 25 anos do retorno da região à pátria.

Em seu discurso na reunião, Xi estendeu saudações cordiais para todos os residentes locais e felicitações calorosas a John Lee, recém-empossado chefe do Executivo de sexto mandato da RAEHK, a altos oficiais do governo de sexto mandato da RAEHK e a membros do Conselho Executivo.

O retorno de Hong Kong à pátria abriu uma nova época na história da região, apontou Xi, observando que a prática de "um país, dois sistemas" alcançou sucesso em Hong Kong reconhecido por todos.

Ele destacou a necessidade de se implementar plena e fielmente a política de "um país, dois sistemas", garantir a jurisdição geral das autoridades centrais e um alto grau de autonomia na região administrativa especial, implementar o princípio de "patriotas administrando Hong Kong" e manter o status único e as vantagens da região.

Avaliando os próximos cinco anos como cruciais para Hong Kong abrir novo caminho e lançar uma nova decolagem, Xi expressou esperança por esforços locais para melhorar a governança, fortalecer o impulso do desenvolvimento, enfrentar as dificuldades na vida da população e manter a harmonia e a estabilidade.

Durante sua viagem, Xi reuniu-se com o vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Leung Chun-ying; com a chefe do Executivo de quinto mandato da RAEHK, Carrie Lam; e com John Lee.

O presidente chinês também se encontrou com oficiais sêniores dos órgãos executivo, legislativo e judiciário, dignitários locais, assim como representantes dos serviços de disciplina, funcionários do governo central lotados em Hong Kong e altos executivos das filiais das empresas e instituições da parte continental na região. Ele também inspecionou a Guarnição do Exército de Libertação Popular da China na RAEHK.

Em uma visita ao Parque Científico de Hong Kong, Xi teve um caloroso intercâmbio com pesquisadores e representantes jovens de empresas de inovação.

Ele também se reuniu com Ho Iat Seng, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, que estava em Hong Kong para as celebrações.


Home

|

About us

|

Contact us
WWW.NEWSGD.COM. All rights reserved.|Registered