• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

2024MIECF atrai a participação de cerca de 60 expositores e 80 compradores internacionais provenientes de quase 30 países e regiões

A plataforma verde do MIECF ajuda as principais indústrias “1+4” a explorar oportunidades de negócios internacionais no domínio da protecção ambiental

Sendo uma exposição profissional reconhecida pela Associação Global da Indústria de Exposições (UFI), o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) realiza, este ano, a sua 16.ª edição. Todos os anos, o MIECF introduz novos elementos no seu programa em estreita articulação com as políticas ambientais do país e do Governo da Região Administrativa especial de Macau (RAEM), enquanto continua a reforçar o seu nível de internacionalização e profissionalismo através da atracção de expositores e compradores internacionais. Na edição de 2024, o MIECF contará com mais de 60 expositores internacionais de 13 países e regiões, que irão trazer mais energia verde à transformação  sustentável das principais indústrias “1+4” e à exploração de mais oportunidades de negócios internacionais no domínio da protecção ambiental, contribuindo assim para que o MIECF continue a desempenhar o seu papel de plataforma verde. Além dos expositores, cerca de 80 compradores internacionais de quase 30 países e regiões marcarão presença em Macau para contactos comerciais e aquisições.

O MIECF continua a introduzir novos elementos e a seguir de perto as políticas para promover a cooperação e o desenvolvimento verdes

Todos os anos, o MIECF introduz novos elementos com o intuito de contribuir para a promoção das políticas ambientais e do desenvolvimento da economia verde do país e da RAEM e para a construção de uma plataforma de intercâmbio e cooperação verde. Por exemplo, o 2019MIECF criou a “Zona de Inovação Verde”, em prol das tecnologias verdes inovadoras e do empreendedorismo dos jovens. Em 2021, por força da pandemia, as bolsas de contactos online e as sessões online de assinatura de protocolos ajudaram a explorar as oportunidades de negócios verdes. Em 2022, o estabelecimento da “Zona de Exposição de Artigos Ecológicos de Mesa” e a oferta de test-drives de veículos movidos a novas energias foram iniciativas que visaram responder às políticas ambientais do Governo da RAEM. Por fim, em linha com a “Dupla Meta de Carbono” nacional, o MIECF tornou-se a primeira exposição profissional em Macau a alcançar a “neutralidade de carbono”, graças à adopção de medidas como o cálculo da emissão de carbono e a compensação da pegada de carbono.

A fim de alargar ainda mais o efeito da redução de carbono, o 2023MIECF introduziu, pela primeira vez, o mecanismo “Tan Pu Hui”, estabeleceu a “Zona de Vida Verde” e a “Zona de Projectos Verdes e com Baixo Teor de Carbono”, e realizou eventos sob o modelo “Um Evento, Dois Locais”, com vista a fortalecer a sinergia entre Hengqin e Macau em convenções e exposições e impulsionar a integração intersectorial segundo o modelo “indústrias + convenções e exposições”.

Na edição deste ano, para poder dar o seu contributo para a transformação sustentável  das principais indústrias “1+4” e apoiar a Estratégia de Descarbonização a Longo Prazo de Macau, entre outras políticas ambientais importantes do Governo da RAEM, o 2024MIECF cria a “Zona de Exposição das Indústrias Verdes e Inteligentes”, o “Balcão de Serviço à Transformação Verde” e o programa “Parceria Verde”. Além disso, os elementos de ESG (ambiente, social e governança) estão presentes tanto no tema do fórum como no conteúdo da exposição, para promover o desenvolvimento sustentável.

Aumento do nível de internacionalização e profissionalismo para ajudar as empresas a explorar oportunidades de negócios em mercados estrangeiros de protecção ambiental

Após anos de desenvolvimento, o MIECF tem ganho um nível de profissionalismo e internacionalização cada vez mais elevado, tendo também crescido o seu número de expositores internacionais. No 2023MIECF, das 400 entidades expositoras, 40 eram internacionais, o que representou uma recuperação de quase 70 por cento em relação ao número antes da pandemia (55, em 2019).

Este ano, a adesão dos expositores internacionais é ainda mais activa em relação a 2023, tendo o seu número aumentado para 62, muitos dos quais são provenientes dos Países de Língua Portuguesa, de países do Sudeste Asiático e de países escandinavos. No total, a edição deste ano também atraiu a participação de cerca de 80 compradores internacionais de quase 30 países e regiões, que estarão em Macau para contactos comerciais e aquisições. É expectável que, através da plataforma verde do MIECF, seja possível encontrar mais oportunidades de negócios internacionais de protecção ambiental e explorar mercados exteriores mais amplos.

Organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, o 2024MIECF realiza-se de 28 a 30 de Março. Com o tema “Alcançar a Dupla Meta de Carbono através da Transformação Ecológica”. o evento decorrerá durante 3 dias consecutivos no Cotai Expo Halls, The Venetian Macao.

Source | gcs.gov.mo