• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Realizado o 9o Fórum Internacional de Energia Limpa e Ilha de Neutralidade de Carbono em Hengqin

No dia 18 de dezembro, o 9º Fórum Internacional de Energia Limpa & Ilha de Neutralidade de Carbono teve lugar em Hengqin, subordinado ao tema “Conceber Plano Futuro de Carbono Neutro, Escrever Novo Capítulo de Carbono Zero”. O evento atraiu cerca de 200 representantes de departamentos governamentais, associações industriais, empresas, instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e vários outros sectores nacionais e estrangeiros, que participaram do evento em formato híbrido.

微信图片_20221219192846.jpg

Em seu discurso, o Vice-Presidente da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, Dr. Fu Yongge, apontou que a Zona de Cooperação Aprofundada está atualmente empenhada em atingir a meta de “pico de carbono e neutralidade de carbono” e, para tal, estão a ser levados a cabo trabalhos relevantes de forma ordenada para promover a construção do Subcentro de Energia Inteligente do Centro Nacional de Inovação Tecnológica da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Através da nova integração cruzada de cadeias industriais, a iniciativa se dedicará à construção de plataformas inovadoras de P&D, plataformas de serviços tecnológicos e plataformas de cooperação sinérgica, investindo esforços para criar o “modelo de Hengqin” de demonstração piloto de “pico de carbono e neutralidade de carbono”. Espera-se que, no futuro, mais resultados de pesquisa científica no campo de nova energia sejam implementados, transformados e desenvolvidos na Zona de Cooperação Aprofundada.

Dr. Francesco La Camera, Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Renovável, apresentou, em seu discurso, sua perspectiva sobre o futuro do setor de energia renovável e enfatizou a importância do Acordo de Paris. Quanto a como enfrentar as mudanças climáticas e controlar os objetivos, o Diretor-Geral sugeriu reduzir ainda mais os custos de energia renovável para a tornar mais competitiva, no sentido de promover o planejamento e acelerar o investimento nesta matéria. Ao mesmo tempo, é necessário tomar medidas eficazes para promover o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio e a cooperação internacional, bem como compartilhar experiências no mercado de energia de hidrogênio, se esforçando para realizar uma transição energética alcançável, justa e sustentável.

No Fórum, a State Power Investment Corporation (SPIC) e a Siemens Energy publicaram conjuntamente o “Relatório do Desenvolvimento de Transição de Energia Verde de Baixo Carbono nos Condados da China”. Este relatório se concentra, pela primeira vez, no desenvolvimento energético nas regiões de condado da China e apresenta, também pela primeira vez, a visão geral da situação atual da transição energética nestas regiões, propondo novas perspetivas sobre o desenvolvimento da transição de energia verde de baixo carbono nas regiões de condado da China. No futuro, as duas partes irão reunir esforços internacionais para construir uma civilização ecológica global, contribuindo com sabedoria para a transição de energia verde de baixo carbono. Além disso, no Fórum, foi também lançado o Livro Azul de Energia Limpa de 2022.

No Fórum, a SPIC Overseas e a GE Shanghai anunciaram sua cooperação e assinaram o Memorando de Cooperação Estratégica no Projeto de Adição de Hidrogênio em Motores de Combustão. Assinaram, igualmente, acordos de cooperação com o Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau e o Instituto Milénio de Macau, respectivamente, sobre a integração entre ciência e educação e sobre a construção conjunta do Instituto de Carbono Zero Líquido de Hengqin. Segundo o acordo, a SPIC irá colaborar com as partes relacionadas de Macau para realizar uma cooperação sinérgica em Hengqin, com a integração entre indústria e educação como núcleo, visando criar uma plataforma de formação de talentos com qualificações profissionais.

O presente Fórum realizou a abordagem em torno do tema principal “Pico de carbono e Neutralidade de carbono na China, Compromisso com Energia - Promover Atingir Metas do Acordo de Paris e Objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, onde os membros da Academia Chinesa de Engenharia e os especialistas de empresas, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa proferiram seus discursos.

O Fórum contou ainda com seis fóruns paralelos, cobrindo áreas como inovação em tecnologia energética, roadshows de projetos de inovação, cooperação de fundos de ciência e inovação, comércio internacional de carbono e finanças de carbono, desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio, novas infraestruturas verdes, entre outras.

De acordo com os especialistas participantes, como promover ainda mais o uso de energia limpa e realizar o desenvolvimento sustentável é um grande desafio confrontado pelo desenvolvimento socioeconômico da humanidade. O próximo passo será fortalecer a profunda integração entre a cadeia de inovação científica e tecnológica de energia, a cadeia de talentos, a cadeia de capital e a cadeia industrial, com vista a promover a inovação em ciência e tecnologia energética e servir à construção da China como um país com forte competência energética.

A presente edição do Fórum foi organizada pelo International Forum for Clean Energy (Macao), em conjunto com o Centro Nacional de Inovação Tecnológica da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, a State Power Investment Corporation e outras entidades, sob a orientação do Conselho Econômico e Social da China.