• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

[Reunir forças regionais para promover o desenvolvimento das indústrias “1+4”] 2024MIECF contará com mais de 20 actividades temáticas para promover a cooperação

O MIECF organiza actividades paralelas para continuar a reforçar o seu nível de profissionalismo

O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2024 (2024MIECF) terá lugar de 28 a 30 de Março. A edição deste ano contará com mais de 20 actividades temáticas, das quais nove serão fóruns, seminários, sessões de promoção, acreditação de cursos e outras actividades paralelas, realizadas em colaboração com várias instituições profissionais e associações comerciais de várias indústrias. Estas actividades irão estimular partilhas de opiniões e debates sobre temas como o desenvolvimento de novas energias na Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau, a inovação verde, a reciclagem dos recursos da indústria de protecção ambiental, a transformação baseada em baixo carbono, as convenções e exposições verdes e a prática e cálculo de emissões de carbono em actividades de convenções e exposições, com o objectivo de promover a cooperação e o desenvolvimento verdes a nível regional.

Realização de nove actividades paralelas para promover a cooperação regional e explorar oportunidades de desenvolvimento verde da indústria de protecção ambiental na Grande Baía

Todos os anos, o MIECF dedica-se a temas diferentes e organiza uma série de actividades paralelas de acordo com o tema escolhido. Neste ano, subordinado ao tema “Alcançar a Dupla Meta de Carbono através da Transformação Ecológica”, o 2024MIECF promoverá mais de 20 actividades temáticas durante 3 dias consecutivos, incluindo quatro sessões temáticas do Fórum Verde, cinco sessões de bolsas de contactos temáticas e nove actividades paralelas, para abordar, de forma colectiva, tópicos diversos como as oportunidades de desenvolvimento verde das indústrias e a transformação verde e de baixo carbono.

Entre estas actividades, destaca-se o 3.º Fórum Internacional sobre a Indústria de Novas Energias da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau (Macau), que é organizado conjuntamente pela DAS Solar, pela Trina Solar Co., Ltd., pela Chint Solar (Zhejiang) Co., Ltd., pela Guangzhou Ruxing Technology Development Co., Ltd., pela Associação de Indústria Fotovoltaica de Macau e pela Macao Green & Low Carbon Industry Association. Com o tema “Encontro em Macau, Diálogo com o Mundo”, o Fórum tem como objectivo proporcionar uma plataforma de associação de recursos industriais para as empresas chinesas de energia fotovoltaica com os clientes estrangeiros, os investidores da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau e os governos de Guangzhou e de Macau.

Além disso, organizada pelas associações da indústria de protecção ambiental de Macau, Hong Kong e Guangdong, a Conferência de Inovação Verde da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau em Macau irá, sob o tema “Promover a Reciclagem de Recursos para Construir uma Formosa Grande Baía”, promover uma apresentação do relatório principal, uma mesa-redonda e apresentações de relatórios temáticos. Já os cinco subfóruns, organizados por instituições associadas ao sector de protecção ambiental, contarão com a presença, na qualidade de convidado, de dirigentes dos governos de Guangdong, Hong Kong e Macau e das associações industriais, assim como representantes empresariais e especialistas, que irão partilhar, em conjunto, as tendências actuais da transformação de resíduos sólidos em recursos, as novas tecnologias e técnicas para a reciclagem e reutilização de recursos e os novos modelos para a integração dos mercados de recursos de Guangdong, Hong Kong e Macau. A participação dos convidados visa contribuir, em conjunto, para a construção de uma “Baía sem Resíduos”.

Acelerar a transformação verde e de baixo carbono das indústrias através da plataforma do MIECF

O princípio “verde e de baixo carbono” é uma tendência incontestável do desenvolvimento global da protecção ambiental, sendo este também uma das principais questões em que se focam as actividades paralelas do MIECF deste ano. Nesse âmbito, o “Fórum sobre Parques Industriais Inteligentes de Carbono Zero 2024”, organizado conjuntamente pela Macao Green & Low Carbon Industry Association, pelo Centro de Desenvolvimento do Fórum Internacional de Baixo Carbono de Shenzhen e pela Associação de Neutralidade de Carbono da Grande Baía, será dedicado ao tema “Foco em Indústrias Digitais e Inteligentes em prol do Desenvolvimento Verde”. A ocasião convidará especialistas e académicos de prestígio nacional e internacional para participarem em debates sobre as tendências de desenvolvimento, as políticas de apoio e as tecnologias fundamentais dos parques industriais inteligentes de carbono zero, com vista a incentivar as empresas a acelerar a sua transformação e modernização.

Em adição, o curso “Prática e Cálculo de Emissões de Carbono em Actividades de Convenções e Exposições”, co-organizado pela Associação de Comércio e Exposições de Macau e pela Associação de Desenvolvimento de Baixo Carbono de Macau, irá apresentar aos participantes, através da combinação entre a teoria e a prática, soluções integradas para a realização de convenções e exposições verdes, instruções de utilização e fundamentos da Calculadora de Emissões de Carbono em Actividades de Convenções e Exposições e sugestões para a redução de emissão de carbono. Na ocasião, terá lugar também a cerimónia para a entrega do certificado dos primeiros promotores de convenções e exposições verdes e para a entrega do certificado do curso.

As restantes actividades paralelas, relacionadas com temas como a transformação verde e de baixo carbono da indústria hoteleira, o mecanismo “Tan Pu Hui”, as energias verdes e a inteligência artificial, procurarão por um lado, enriquecer o valor de promover o desenvolvimento verde do MIECF, por outro, estender e alargar o papel do evento enquanto plataforma verde, graças aos efeitos multiplicadores das actividades paralelas realizadas. Deste modo, o MIECF verá a sua eficácia geral aumentada, o que pode contribuir para o intercâmbio e a cooperação das indústrias verdes “1+4”, concretizando a meta de um desenvolvimento diversificado.

Source | gcs.gov.mo