Foto: Nanfang Plus
A exposição especial de relíquias culturais chamada "Tesouro da Antiga Civilização Shu - Sanxingdui e Jinsha" tornou-se rapidamente um ponto de encontro cultural desde a sua inauguração no 5º dia do Ano Novo Lunar (2 de fevereiro) no Complexo de Cultura e Arte de Hengqin, na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Na primeira semana da exposição, atraiu visitantes da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e de toda a China, com um número de visitantes que ultrapassou os 40 mil, e a popularidade da exposição continua a aumentar.
Foto: Nanfang Plus
A exposição continuará até 24 de abril, fechando todas as segundas-feiras durante este período. A exposição estará aberta das 10h às 18h, com a entrada encerrada depois das 17h.
A exposição reúne 163 relíquias culturais preciosas das ruínas de Sanxingdui e Jinsha, incluindo artefactos de bronze, ouro, jade, etc. E está dividida em quatro seções principais, que demonstram de forma abrangente o encanto único e o património profundo da antiga civilização Shu. Os visitantes podem experimentar de perto o mistério e o esplendor da antiga civilização Shu através destas relíquias culturais requintadas.
A exposição utiliza também apresentações multimídia, experiências intercativas, palestras de especialistas e outras formas, para ajudar os visitantes em apreciar relíquias culturais, compreender profundamente a conotação e o valor da antiga civilização Shu, e conhecer o seu encanto artístico único.
As ruínas de Sanxingdui e Jinsha são representantes importantes da antiga civilização Shu, que tem uma história de 3 mil a 5 mil anos. A ruína de Sanxingdui, situada na cidade de Guanghan, província de Sichuan, é famosa pelas suas máscaras de bronze misteriosas, árvores sagradas de bronze altas e cetros de ouro requintados, sendo considerada "uma das maiores descobertas arqueológicas do século XX".
A ruína de Jinsha, situada no subúrbio ocidental de Chengdu, é outra importante descoberta da antiga civilização Shu, depois de Sanxingdui, onde foram descobertas relíquias culturais como as jóias de ouro do "Pássaro do Deus Sol" e as "Máscaras de Ouro", que demonstram o elevado nível de artesanato e a crença cultural única dos antepassados dos antigos Shu.