Foto: Nanfang Plus
O Fórum dos Jovens de Zhuhai, Hong Kong, Macau e Hengqin para a Ciência e Tecnologia foi realizado no dia 22 de março em Zhuhai, com o tema principal de "IA abre um futuro saudável".
Organizado pela CCF (China Computer Federation), pela Associação de Ciência e Tecnologia de Zhuhai, pelos Serviços de Saúde de Zhuhai e pela Administração de Assuntos dos Órgãos Governamentais de Zhuhai e, realizado pelo Grupo de Trabalho de Jovens de Zhuhai da CCF e pela Associação de Tecnologia de Informação de Nova Geração e Inteligência Artificial de Zhuhai, o fórum atraiu mais de 150 entusiastas da ciência e tecnologia de 77 unidades, incluindo académicos, representantes empresariais e funcionários governamentais da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Os participantes trocaram ideias sobre as aplicações inovadoras da IA no domínio de saúde.
O evento adoptou o modo de "Relatório Principal + Subfóruns Temáticos". Os três subfóruns temáticos focaram na "IA + Dispositivos Médicos", "IA + Medicina Tradicional Chinesa (MTC)" e "IA + Cuidados de Saúde Inteligentes", respectivamente, para explorar mais profundamente as práticas inovadoras da tecnologia da IA em determinados cenários de aplicação.
No subfórum "IA + MTC", os peritos centraram-se em três destaques na modernização da MTC: primeiro, a aplicação da IA na análise da composição e da eficácia da MTC, explorando como melhorar a precisão da identificação das ervas da MTC com a ajuda dos modelos de IA; segundo, o sistema de assistência ao diagnóstico e tratamento da MTC baseado na IA, discutindo como utilizar o processamento da linguagem natural (PLN) e o mapeamento de conhecimentos para melhorar a cientificidade do diagnóstico da MTC; terceiro, a tecnologia inovadora de reconhecimento de imagens da MTC, melhorando a precisão da identificação dos modelos de IA através da construção de um banco de dados de imagens de alta qualidade de ervas da MTC.
Nos três subfóruns, académicos famosos da Universidade Normal de Beijing, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, da Universidade de Ji’nan e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong atuaram como moderadores e trocaram ideias ativamente com os convidados para discutir o caminho inovador da IA no campo de cuidados de saúde, promovendo ainda mais a integração profunda entre a teoria e a prática.