• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Cônsules Gerais e representantes de 23 países visitam Hengqin

Durante os dias 26 e 27, o Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM convidou cônsules gerais e representantes de 23 países em Macau e Hong Kong, incluindo Rússia, Cazaquistão, África do Sul e Malásia, para visitar Hengqin e conhecer as suas últimas mudanças e a vitalidade crescente.

A delegação participou da Conferência de Promoção de Investimento Global de Hengqin 2024, obtendo uma compreensão profunda das políticas preferenciais e do ambiente de negócios da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Os diplomatas visitaram o Salão de Demonstração do Planejamento de Hengqin, a Zona de Gestão e Operação da Segunda Linha, bem como a Base de Transmissão ao Vivo do Comércio Eletrônico Transfronteiriço, além de realizar intercâmbios com resonsáveis da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada e de empresas.

Segundo o Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM, Liu Xianfa, este ano marca o 25.º aniversário do retorno de Macau à Pátria e o 3.º aniversário da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Em Março deste ano, a Zona de Cooperação começou a aplicar um sistema aduaneiro autônomo. Agora, as empresas de ciências e tecnologias podem realizar “pesquisas em Macau e transformação dos resultados em Hengqin” e os residentes de Macau podem viver em Macau e trabalhar em Hengqin. O novo modelo industrial de “plataforma de Macau + recursos internacionais + espaço de Hengqin + compartilhamento dos resultados” foi estabelecido preliminarmente, os elementos inovadores de novas forças produtivas de qualidade foram acelerados e famosas empresas chinesas e estrangeiras abriram sucessivamente filiais em Hengqin. A ilha mostrou o seu charme único para viver, trabalhar e viajar. A China promoverá o desenvolvimento de alta qualidade com as novas forças produtivas de qualidade, de modo que os resultados frutíferos da modernização chinesa vão beneficiar Hong Kong, Macau e o mundo. Ele esperou que os cônsules gerais desempenhassem um papel de ponte de ligação, incentivando as empresas e personalidades de diversos setores de seus próprios países para investirem e viajarem a Hengqin. O Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM está pronto a trabalhar com todos para contribuir para os intercâmbios e cooperações exteriores de Macau e Hengqin.

Em seu discurso, o representante dos cônsules gerais da delegação e o Cônul Geral do Cazaquistão em Hong Kong, Almas Seitakynov, agradeceu ao Comissariado por organizar as atividades diversificadas e indicou que, como um novo pólo de crescimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, a Zona de Cooperação Aprofundada vem se desenvolvendo rapidamente, o que oferece novas oportunidades de cooperação para todos os países, incluindo o Cazaquistão que está disposto a aproveitar as vantagens exclusivas de Hengqin, para aprofundar os intercâmbios e cooperações entre os dois lados em várias áreas, como a economia, comércio, turismo e cultura.

Os convidados afirmaram que, esta visita aprofundou ainda mais o seu conhecimento sobre o planejamento de desenvolvimento, as políticas preferenciais, o ambiente de negócios e as vantagens de cooperação da Zona de Cooperação Aprodundada, e acreditaram que Hengqin se tornará uma nova plataforma de cooperação entre Macau e outras partes do mundo. Eles estão dispostos a fortalecer os intercâmbios com o Comissariado, Hengqin e o governo da RAEM, para buscar novas oportunidades de desenvolvimento em Hengqin.