Em 15 de dezembro, o Gabinete de Guangdong da Associação Comercial Geral dos Chineses de Macau foi oficialmente inaugurado em Hengqin. Trata-se do primeiro gabinete da Associação estabelecido fora de Macau. O Gabinete irá desempenhar um papel de ponte para intensificar o intercâmbio e a cooperação na economia e comércio do setor industrial e comercial de Macau nas “Duas Regiões”, ajudando a integração das empresas de Macau na conjuntura do desenvolvimento nacional.

Para melhor responder às orientações políticas do Governo da RAEM de “expandir para o exterior e atrair investimento estrangeiro”, bem como prestar bons serviços comerciais e fomentar a conexão comercial com o exterior, a Associação Comercial Geral dos Chineses de Macau criou o Gabinete de Guangdong na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin (doravante designada por “Zona de Cooperação Aprofundada”), que irá estreitar o vínculo comum do intercâmbio e da cooperação económico-comercial nas “Duas Regiões”. Além disso, o Gabinete irá ajudar a construir uma plataforma regional de cooperação económico-comercial, que irá fornecer aconselhamento político fundamentado, promover a integração entre governo, indústria, estudo e investigação, apoiar o desenvolvimento dos setores, e promover a interconexão de informação entre as “Duas Regiões”.
Segundo o Secretário para a Economia e Finanças de Macau e Chefe da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, Dr. Lei Wai Nong, a criação do Gabinete pela Associação Comercial Geral dos Chineses de Macau no Interior da China é uma desmonstração de que os setores industriais e comerciais de Macau e do Interior da China estão a entrar numa nova fase de conexão e cooperação. Desde a inauguração da Zona de Cooperação Aprofundada, esta e o Governo da RAEM têm realizado colaboração profunda em vários aspectos. Atualmente na Zona de Cooperação Aprofundada, há mais de 5.200 empresas de Macau, com um total de capital registado de mais de 145 bilhões de yuan. O Secretário encorajou o Gabinete de Guangdong a desempenhar o seu papel único e ativo para promover o desenvolvimento económico e a cooperação empresarial tanto entre Macau e Hengqin, quanto entre Guangdong e Macau.
“Este é o primeiro gabinete da Associação Comercial Geral dos Chineses de Macau estabelecido numa região fora de Macau”, disse o Diretor-Geral da Direção da Associação Comercial Geral dos Chineses de Macau, Dr. Ma Chi Ngai. O Gabinete de Guangdong visa principalmente fornecer informações políticas relevantes e serviços de garantia às empresas com investimento macaense que já estão estabelecidas na Zona de Cooperação Aprofundada e àquelas que demonstram intenção, ajudando as empresas de Macau a integrarem-se melhor no desenvolvimento e na construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e, especialmente, da Zona de Cooperação Aprofundada. Ao mesmo tempo, o Gabinete, sediado em Hengqin, pretende cobrir toda a província de Guangdong, prestando serviços correspondentes às empresas com investimento macaense que estão interessadas em expandir o seu âmbito de negócios para outras regiões da Província de Guangdong.
Dr. Ma Chi Ngai referiu que o próximo passo do Gabinete será realizar uma pesquisa abrangente e visitar as empresas de Macau já estabelecidas na Zona de Cooperação Aprofundada, com vista a conhecer problemas comuns que estas estejam a enfrentar na Zona de Cooperação Aprofundada.