• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Venha a Hengqin para desfrutar de exposições e flores durante o feriadão do dia 1º de maio

Com a chegada do feriado do dia 1.º de maio, siga o aroma das flores para a Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, e descubra os encantos únicos desta cidade, onde a cultura e a arte de Hengqin e Macau se encontram e convivem.

Duas exposições de arte com entrada gratuita

De 30 de abril a 31 de maio, o espaço artístico Tianhuixing, em Hengqin, apresenta duas exposições sob o tema “Brotos da Primavera: possibilidades de crescer juntos”, criando uma ponte de interação profunda entre os criadores de Macau e o público de ambas as regiões.

Como plataforma inovadora de divulgação artística em Hengqin, esta exposição reúne duas mostras emblemáticas da Associação Fu Hong de Macau e da Escola Secundária Pui Va de Macau, apresentando cerca de 170 obras. Inspirada em “brotos na primavera a romper a terra”, a iniciativa reflete a vitalidade do crescimento conjunto das artes de Hengqin e Macau.

A exposição “Arte Partilhada • Beleza Comum”, com curadoria da Associação Fu Hong de Macau, dá destaque ao talento artístico de pessoas com deficiências físicas, apresentando um total de 35 obras de diversos criadores. Entre eles, está o artista com autismo Leong Ieng Wai, também conhecido pelo nome ‘0.38’, ganhador da Medalha de Mérito concedida pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

Com curadoria da Escola Secundária Pui Va de Macau, a exposição infantil e familiar “A Paleta do Amor” reúne 134 obras criadas por 130 artistas infantis. As pinturas, inspiradas no tema ‘Inocência e Amor’, revelam um olhar genuíno e criativo sobre o mundo através dos traços das crianças.

Um passeio florido no feriado do dia 1.º de maio

Ao longo do Corredor de Flores e nos principais pontos das avenidas da cidade, as entidades responsáveis estão a avançar de forma organizada com a criação da atmosfera do dia 1.º de maio, utilizando flores e cenários criativos para embelezar e perfumar a cidade.

No Jardim de Rosas, próximo da Estação nº 1 do Corredor de Flores, uma área de 4,000 m² de roseiras está em plena floração, com 40,000 arbustos de 6 variedades diferentes de rosas. Cada uma exibe a sua própria beleza.

Ao caminhar até à Estação nº 5 do Corredor de Flores, depara-se com uma deslumbrante área de 17,000 m² de cosmos. Conhecida também como ‘flor do outono’, a cosmos tem como significado a pureza, a liberdade e a felicidade eterna.

Decoração festiva para embelezar o ambiente

Na Praça do Porto de Hengqin, o elemento da estrela de cinco pontas é incorporado na decoração, simbolizando a união e a força, e transmitindo a mensagem de trabalhadores a unir esforços para criar uma vida melhor.

Na Praça Jiulongxi, a cenografia adota uma abordagem artística, apresentando elementos de paleta de cores e pincéis, transmitindo de forma vívida a ideia de “criar uma vida colorida através do trabalho”.

No “Novo Bairro de Macau” e na Segunda Ponte de Hengqin, a cenografia integra características culturais de Hengqin e de Macau. As flores, dispostas em tons amarelo, roxo e rosa, criam uma atmosfera vibrante e calorosa, em sintonia com a celebração do dia 1.º de maio, Dia Internacional do Trabalhador.