• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Conta multifuncional de comércio livre promove interligação financeira entre Hengqin e Macau

Dias atrás, a Sucursal de Guangdong do Banco Popular da China lançou as “Medidas Administrativas sobre a Conta Multifuncional de Comércio Livre da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”, que entrarão em vigor no dia 6 de maio deste ano. A conta multifuncional de comércio livre, conhecida como conta EF (na sigla em inglês) será independente do atual sistema bancário para o comércio livre, reservando um espaço para inovação na iteração funcional e atualização sistemática a com base nas necessidades do mercado.

Com o novo sistema de conta de comércio livre, a transferência financeira entre Hengqin e Macau quase não será limitada por atuais regulamentos sobre o valor e a aprovação. Ao mesmo tempo, entre Hengqin e outras regiões da parte continental da China, será possível obter uma transferência bidirecional dentro de um determinado montante da conta de mesmo nome de uma empresa, se for necessário. A política tenta incentivar mais empresas e indivíduos a investirem na Zona de Cooperação e até no mesmo interior da China através de Macau, o que também favorece a utilização de capitais em Hengqin e Macau.

O principal destaque dessas medidas é que, no futuro, as empresas qualificadas que tenham sido registradas há mais de meio ano em Hengqin e que estejam em operação substancial poderão realizar atividades transfronteiriças em Renminbi através do caminho: conta ordinária nacional com o mesmo nome - conta institucional de Hengqin (conta EFE) – sistema bancário no exterior (por exemplo, Macau), o que é muito mais conveniente do que as atuais políticas sobre o uso de capitais no exterior.

Segundo as medidas, as empresas que querem obter suas contas EFE devem ser instituições de alta qualidade que têm sido registradas em Hengqin há mais de meio ano e, inicialmente, têm sua operação substancial apenas em Hengqin. Por outro lado, os requisitos podem ser adequadamente flexibilizados para as empresas das indústrias “1+4” de Macau, empresas estrangeiras estabelecidas em Macau, empresas financiadas por capitais chineses no exterior e empresas estrangeiras relacionadas à Iniciativa Cinturão e Rota.

O atual sistema de conta de comércio livre no interior da China ainda não oferece o serviço de conta pessoal no exterior. No entanto, segundo as novas medidas, os indivíduos estrangeiros que estudam, trabalham ou moram em Hengqin podem solicitar a conta pessoal de EFF para a transferência financeira transfronteiriça. A política será aplicável aos indivíduos de Hong Kong e Macau, talentos de alto nível no exterior e talentos muitos procurados.