• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Cooperação e integração de Hengqin e Macau no domínio de saúde dão um passo importante!

Recentemente, sob a colaboração dos departamentos envolvidos de Hengqin e Macau, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin incluiu o Posto de Saúde do Novo Bairro de Macau (Hengqin) como posto de vigilância da rede de doenças infecciosas, e as informações sobre os casos de doenças infecciosas diagnosticados pelo posto foram introduzidas no Sistema Nacional de Vigilância de Doenças Infecciosas.

O âmbito da vigilância de doenças infecciosas abrange as pessoas de Macau que residem permanentemente em Hengqin e os migrantes transfronteiriços, marcando um importante passo na cooperação e integração entre Hengqin e Macau no domínio da saúde pública.   

De acordo com a Lei da República Popular da China sobre a Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas, a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas são da área da "gestão territorial". Após comunicação e coordenação aprofundadas e várias rodadas de treinamento e exercícios direcionados, O procedimento de relatório de informações sobre doenças infecciosas do Posto de Saúde do Novo Bairro de Macau rompeu já o gargalo da informatização e da autoridade de notificação e formaram um mecanismo de comunicação cooperativo interdepartamental, pelo que o posto pode realizar a notificação de doenças infecciosas e de emergências de saúde pública.

Como a primeira instituição médica criada pelo Governo da RAEM no interior da China e diretamente operada e gestada pelos Serviços de Saúde de Macau, o Posto de Saúde do Novo Bairro de Macau, desde a sua inauguração em novembro de 2024, tem prestado aos residentes de Macau serviços médicos gratuitos semelhantes aos em Macau, e as suas informações de diagnóstico e tratamento médico estão estreitamente ligadas a Macau através de uma rede específica.

A primeira fase do Posto de Saúde oferece serviços médicos ocidentais, tais como cuidados de saúde para adultos, cuidados de saúde para mulheres, cuidados de saúde para crianças e ambulatórios sem marcação. Estes serviços incluem principalmente o tratamento de doenças crónicas comuns (por exemplo, hipertensão) e de doenças agudas comuns (por exemplo, constipações e febres).

Para pedir uma consulta no Posto de Saúde, basta apresentar o bilhete de identidade de Macau, o cartão de residência de Hengqin ou a prova de trabalho ou de residência em Hengqin.

Atenção: se os residentes de Macau não puderem apresentar a prova de residência ou de trabalho em Hengqin, o Posto de Saúde não poderá, de momento, oferecer os serviços médicos correspondentes devido à atribuição de recursos e outros motivos.

O Posto de Saúde está a utilizar 296 medicamentos comercializados em Macau. Até agora, a Administração de Medicamentos da Província de Guangdong aprovou 296 tipos de medicamentos utilizados na RAEM para serem usados nas instituições médicas designadas na Zona de Cooperação, e os medicamentos concernentes são rotulados e codificados depois de entrarem em Hengqin, a fim de garantir que cada caixa (frasco) de medicamentos tenha um "bilhete de identidade" único, e as informações sobre os medicamentos são introduzidas no sistema de co-governança social para segurança de alimentos e medicamentos da Zona de Cooperação, para assegurar que o fluxo dos medicamentos designados de Macau seja monitorizado em todo o processo através de meios informáticos.

Além disso, o Posto de Saúde contam com médicos, enfermeiros, pessoal da farmácia e pessoal administrativo. Todos eles são destacados pelo Centro de Saúde ou postos de saúde da RAEM.

O Posto de Saúde do Novo Bairro de Macau (Hengqin) está constantemente a melhorar os mecanismos e regulamentos para facilitar ainda mais o trabalho e a vida dos residentes de Macau em Hengqin.