• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin vai oferecer apoio financeiro de até 100 milhões de yuans para promover a inovação científica e tecnológica

Foram lançadas recentemente as Medidas de Apoio para o Desenvolvimento Inovador de Ciências e Tecnologias da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. O documento anuncia 22 medidas de seis aspectos, sendo eles, a construção de plataformas de inovação junto com Macau, criação e introdução de empresas inovadoras em crescimento, promoção dos avanços tecnológicos, investigação científica e transformação dos resultados, cooperação tecnológica e científica internacional e construção de um bom ambiente para a inovação cinentífica e tencológica.

Estas medidas apoiam escolas superiores de Macau na construção de bases de demonstração do modo de indústria-universidade-investigação, de plataformas de inovação científica e tecnológica, e de incubadoras de inovação e empreendimento. Vale ressaltar que para promover a construção conjunta de importantes plataformas de inovação científica e tecnológica por órgãos inovadores nacioanis e estrangeiros, escolas superiores, instituições de pesquisa científica e empresas de ciências e tecnologias de Macau, Hengqin oferecerá o apoio de até 30% do investimento total da plataforma com um valor máximo de 100 milhões de yuans.

O Concurso Mundial de Inovação e Empreendedorismo de Hengqin visa atrair projetos inovadores com tecnologias essenciais e boas perspectivas de industrialização para promover o desenvolvimento das principais indústrias da Zona de Cooperação, tais como circuitos integrados, materiais novos, energias novas, Big Data, Inteligência Artificial e biomedicina. Segundo as novas medidas, Hengqin dará um apoio de até 100 milhões de yuans para uma única empresa através de financiamento não reembolsável, investimento em ações, etc. Além disso, o apoio para cada edição da competição atingirá 300 milhões de yuans.

Para apoiar a pesquisa científica e a transformação dos resultados, Hengqin oferecerá anualmente até 100 milhões de yuans de subsídios para as empresas concernentes que cada uma pederá ser reembolsada até 10% das suas despesas de pesquisa científica com um valor máximo de 5 milhões de yuans.

Para impulsionar a cooperação internacional, a Zona de Cooperação concederá um incentivo único de até 10 milhões de yuans para os centros de pesquisa e desenvolvimento de investimento estrangeiro certificados, e um incentivo único de 1 milhão de yuans para as empresas de Hengqin que possuem instituições de pesquisa e desenvolvimento no estrangeiro. As empresas que estabelecerão instituições de pesquisa e desenvolvimento em Macau e nos países de língua portuguesa poderão receber um subsídio de 1,2 milhão de yuans.

As medidas visam também promover a criação do espaço de baixo custo para a inovação científica e tecnológica, fortalecimento do apoio à tecnologia financeira e protecção e utilização da propriedade intelectual. As instituições de ciências e tecnologias que alugarem escritórios na Zona de Cooperação receberão subsídios de aluguel por um período máximo de 60 meses consecutivos, com referência ao preço avaliado por organizações profissionais de terceiros, enquanto as empresas de ciências e tecnologias que comprarem próprios escritórios em Hengqin receberão um subsídio acumulado de até 20% do preço do seu imobiliário com um valor máximo de 20 milhões de yuans.