• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin organiza curso especial para ajudar empresas em expandir mercados dos países de língua portuguesa

Foi concluída no dia 18, a segunda edição do "Seminário Temático sobre a Economia e o Comércio entre a China e os Países de Língua Portuguesa", uma iniciativa coorganizada pela Direção dos Serviços de Assuntos Jurídicos da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e pela Hengqin Deep Cooperation Investment Co., Ltd.

(Fonte da imagem: Hengqin Online)

No curso de três dias, o seminário centrou-se na exploração do mercado brasileiro, proporcionando às empresas uma formação mais direcionada para a sua internacionalização. Além disso, a Zona de Cooperação mobilizou profissionais especializados para acompanhar em tempo real as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas empresas no processo de internacionalização, fornecendo uma base sólida para a formulação de futuras políticas especiais orientadas para a expansão das empresas no estrangeiro.

Implementar-se-á no futuro progressivamente um conjunto de medidas de serviços pela Zona de Cooperação, incluindo a aceleração da elaboração de políticas especiais orientadas para a expansão das empresas no estrangeiro, a concentração nas instituições de serviços profissionais, e a oferta de serviços especializados e contínuos para as empresas interessadas em investir em países de línguas portuguesa e espanhola.

O seminário desta edição foca na maior economia da América do Sul, o Brasil, apoiando os empresários em compreender de maneira melhor as políticas, o mercado e a cultura do país, resolvendo os desafios na cooperação econômica e comercial.

No futuro, a Zona de Cooperação continuará a realizar este seminário para abordar as demandas das empresas para a sua expansão no estrangeiro. E os conteúdos dos cursos serão mais enriquecidos, como culturas e línguas, conformidade e questões legais, práticas tributárias, transformação digital, políticas laborais, relações públicas internacionais, certificação de produtos, investimento e financiamento no estrangeiro, propriedade intelectual, estratégias de internacionalização, entre outros, para satisfazer as necessidades das empresas.

No dia 17, o Vice-Presidente da ABB (China) Limitada, Shen Yong, partilhou com os participantes os seus conhecimentos sobre a estratégia e o planejamento para os negócios internacionais, particularmente os detalhes estratégicos para a expansão das operações no estrangeiro. O presidente da Associação Sino-Lusófona da Indústria e Promoção de Intercâmbio Cultural (Macau), Zhou Keqi, introduziu o modelo de mercado e o ambiente de negócios do Brasil numa palestra intitulada "Novas Oportunidades de Desenvolvimento para os Países Lusófonos e a Plataforma Sino-Português no Novo Contexto Econômico Global".

No dia 18, Liu Wenyi, pesquisadora do Think Tank da Cimeira Mundial de Juventude, apresentou o planejamento tributário para a internacionalização das empresas, enquanto Xu Jie, gerente sénior do Departamento de Vendas da Sinosure Zhuhai, focou no tema "Gestão de Riscos na Internacionalização das Empresas".

Yuan Fei, um dos fundadores da Guangdong Shumi Technology Co., Ltd., afirmou que o seminário nos proporcionou uma visão mais clara sobre o mercado brasileiro. Como uma empresa da cadeia ecológica da Xiaomi, sua empresa espera explorar os mercados dos países de língua portuguesa através de Hengqin, além de colaborar com empresas a montante e a jusante de Hengqin e Macau para buscar oportunidades de negócios no estrangeiro.

O evento também incluiu várias sessões de mesa-redonda, nas quais os empresários participantes compartilharam seus planos de expansão internacional, com base na realidade de suas próprias empresas.

O seminário pretende por um lado, construir uma rede de comunicação entre as empresas, promovendo uma expansão em conjunto no estrangeiro, por outro lado, quer ajudar as empresas em compreender melhor as legislações, culturas e outras particularidades dos mercados-alvo no estrangeiro.