Às 10h do dia 25 de junho de 2025, o Porto de Hengqin registrou cumulativemente mais de um milhão de passagens de entrada e saída de veículos com "matrícula única de Macau" neste ano, com um crescimento homólogo de 46% e uma antecipação de 72 dias a atingir a cifra em relação ao ano anterior. Prevê-se que o fluxo diário de veículos durante as férias de verão estabelecerá novos recordes.
A política sobre "veículos com matrícula única de Macau" impulsiona a aceleração da integração entre Hengqin e Macau. Desde 2016, quando o primeiro veículo com "matrícula única de Macau" partiu de Macau e entrou em Hengqin através do Porto de Hengqin, esta política tem avançado continuamente. Automóveis não comerciais de Macau com até 9 lugares (inclusive) que atendam aos critérios requisitados podem entrar na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin após cadastro. Com os benefícios da política, cada vez mais residentes de Macau optam por trabalhar, empreender e viver na Zona de Cooperação. Até abril de 2025, o número de residentes de Macau que trabalham ou moram na Zona de Cooperação chegou a 27 mil, um auemnto de 27,6% em relação ao ano passado.
Desde 2024, o Posto Fronteiriço de Hengqin promoveu a abertura e a operação de 30 passagens de inspeção de veículos "One-stop Joint" e do salão de passageiros com vículos no Porto de Hengqin, melhorando a quantidade e eficiência da passagem de veículos. Atualmente, o fluxo diário de veículos no porto atinge 9.300, dos quais 6.100 são "veículos com matrícula única de Macau". O pico diário de fluxo superou 10.300 veículos.
Desde o início deste ano, o fluxo de entrada e saída de veículos no Porto de Hengqin estabeleceu em 8 vezes consecutivas novos recordes diários. Em 6 ocasiões ultrapassou a marca de 10.000 veículos por dia e os "veículos com matrícula única de Macau" ocuparam cerca de 66%. Prevê-se que, neste ano, as passagens de "veículos com matrícula única de Macau" poderão ultrapassar pela primeira vez 2 milhões.
O Posto Fronteiriço de Hengqin continua a fortalecer a "conexão física", mantendo regularmente abertas todas as passagens de inspeção rápida de veículos, aumentando forças policiais em períodos de pico, abrindo mais passagens de inspeção manual e reduzindo o tempo dos passageiros especiais, como estudantes. Ao mesmo tempo, aprofunda a "conexão lógica", promove a implementação da política de "veículos com matrícula única de Macau para o norte através da Zona de Cooperação", e impulsiona a movimentação eficiente e conveniente de pessoas e mercadorias.