Foto: Direcção dos Serviços de Planeamento Urbanístico e Construção de Hengqin
Em 5 de março, a Direcção dos Serviços de Planeamento Urbanístico e Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou uma coletiva de imprensa sobre a 3ª Semana da Natureza de Hengqin e a Hora do Planeta de 2025 no Parque Nacional das Zonas Húmidas de Hengqin, anunciado que os dois grandes eventos públicos serão realizadas respetivamente neste mês.
Semana da Natureza de Hengqin: Aproximar-se da Natureza, Respeitar a Natureza
A Semana da Natureza de Hengqin desta edição, com o objetivo de “Aproximar-se da Natureza, Respeitar a Natureza”, irá realizar-se de 12 a 26 de março. Durante o período, serão realizados mais de 60 eventos de experiência ecológica relacionados com sete temas, como plantação de árvores, conservação de árvores antigas, fotografia da natureza, carnavais, exposições da natureza, amor e proteção de pássaros e aulas da natureza. Os eventos vão amplamente convidar as famílias, escolas, empresas, e organizações sociais de Guangdong e de Macau a participar, e mostrarão de forma abrangente a beleza natural de Hengqin e a eficácia da conservação da biodiversidade, e promoverão o intercâmbio ecológico entre Guangdong e Macau e a construção de uma civilização ecológica na Zona de Cooperação.
"Hora do Planeta": Cooperação entre Hengqin e Macau, Cerimónia de Apagar as Luzes
Foto: Direcção dos Serviços de Planeamento Urbanístico e Construção de Hengqin
No dia 22 de março, Hengqin participará no evento público mundial de proteção ambiental, "Hora do Planeta". Neste ano, o evento urbanístico da China "Hora do Planeta" terá lugar em Hengqin, e o local principal será o Centro Cultural de Artes de Hengqin. No local, serão realizadas várias atividades científicas, incluindo carnavais ambientais, eventos de partilha, exposições científicas, serviços de voluntários, etc., para transmitir ao público os conceitos de desenvolvimento sustentável, tais como a proteção ambiental e a neutralidade de carbono. À noite, Hengqin e Macau irá realizar uma cerimónia de Apagar as Luzes, os edifícios principais de Hengqin e de Macau desligarão as suas luzes em sincronia com os edifícios de todo o mundo, declarando ao mundo a sua preocupação com as questões naturais e ambientais.
O concurso de fotografia "Dez mil árvores crescem - bela Hengqin através da lente" foi lançado
Foto: Direcção dos Serviços de Planeamento Urbanístico e Construção de Hengqin
O concurso de fotografia da natureza “Dez mil árvores crescem - bela Hengqin através da lente” foi também oficialmente lançado na reunião. O concurso limita-se às plantas do Parque Nacional das Zonas Húmidas de Hengqin (Erjingwan) e está aberto ao público de Guangdong e Macau, aos criadores de redes sociais, bem como aos fotógrafos e amadores da fotografia. Há primeiro, segundo e terceiro prémios, bem como prémios de excelência e popularidade online. O valor máximo do prémio será até 5.000 RMB.
Wang Yun, subchefe da Direcção dos Serviços de Planeamento Urbanístico e Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, disse que 2025 é o ano de abertura da segunda fase de desenvolvimento da Zona de Cooperação, e espera que uma série de eventos publicitários do festival ecológico seja uma oportunidade para explorar novas tentativas de "Macau + Hengqin" no campo da proteção ambiental, mostrar a eficácia da proteção ecológica de Hengqin a todos os círculos sociais e divulgar o conceito de desenvolvimento verde e de baixo carbono da Zona de Cooperação e a voz dos cidadãos de Hengqin e Macau de “ligar os seus corações”.