Entre 12 e 21 de março, Macau e a Zona de Cooperação Aprofundada de Hengqin irão coordenar delegações de captação de investimentos Macau–Hengqin para visitarem a Indonésia, Singapura e Malásia, realizando sessões de promoção de captação de investimentos com duração de 10 dias. Esta iniciativa visa expandir os canais de promoção de captação de investimentos no estrangeiro, de modo a apresentar o ambiente de investimento e as políticas preferenciais de Macau e Hengqin, atraindo projetos industriais e empresas de alta qualidade de todo o mundo a se estabelecerem em Macau e na Zona Aprofundada.
Durante a sessão, as delegações participarão em mais de 10 sessões comerciais e realizarão visitas frequentes aos departamentos governamentais, câmaras de comércio e empresas líderes, conduzindo uma série de negociações baseadas em torno de vantagens políticas, layout industrial e ambiente comercial, para fortalecer a ligação e a cooperação entre as partes, atraindo assim mais investidores para estabelecerem negócios em Macau e em Hengqin.
As delegações realizarão sessões de captação de investimentos na Indonésia, Singapura e Malásia, respectivamente, com mais de cem participantes, através das quais serão apresentados aos investidores locais o ambiente comercial, o desenvolvimento industrial, as políticas e sistemas favoráveis de Macau e da Zona de Cooperação, dentre outros pontos. Serão realizados intercâmbio e comunicação profundos com investidores locais sobre as indústrias-chave, como circuitos integrados e medicina chinesa, assim como visitas às principais empresas locais para negociarem oportunidades de desenvolvimento.
Relata-se que as delegações são compostas, principalmente, por representantes da Comissão Executiva da Zona de Cooperação, do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação, bem como representantes de empresas em Macau e Hengqin.
Esta é considerada uma importante iniciativa em matéria de captação de investimentos no estrangeiro desde a criação da Comissão Executiva da Zona de Cooperação, sendo também uma manifestação do desenvolvimento acelerado da “integração Hengqin - Macau” e da integração profunda dos dois locais.
No futuro, as delegações irão aproveitar as vantagens institucionais e carriers industriais dos dois locais para explorar novos recursos de projeto, e trabalhar para uma cooperação amigável, promovendo o estabelcimento de layout dos investidores estrangeiros em Macau e na Zona de Cooperação, contribuindo para o desenvolvimento industrial de Macau e de Hengqin em 2023.