Teve lugar no dia 26 de Abril, no Hotel Tianmu, em Hengqin, o ‘Descobrimento em Macau e Hengqin: Grande Evento de Turismo Educativo de Verão 2025’, organizado em conjunto pela Direcção dos Serviços de Turismo da Região Administrativa Especial de Macau e pela Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin.
O evento faz parte da 13.ª Exposição Internacional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE), realizada em Macau e Hegnqin, e reuniu instituições de turismo educativo do dois locais para promover produtos de turismo educativo de verão, atrair instituições de turismo educativo, agências de viagens, instituições de ensino e campos de férias de Macau, Hengqin e do interior da China, promovendo o intercâmbio e a cooperação, e impulsionando conjuntamente o desenvolvimento da indústria do turismo educativo.
O subdircetor da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau, Hoi Io Meng, afirmou que o turismo educativo contribui para o desenvolvimento diversificado do sector de turismo de Macau. Segundo um relatório divulgado por uma instituição de investigação e análise de dados de terceiros especializada nas novas indústrias da economia global, o mercado de turismo educativo no interior da China atingiu 146.9 mil milhões de yuans em 2023, prevendo-se que ultrapasse os 300 mil milhões de yuans em 2028. Esta tendência de crescimento vigoroso representa uma grande oportunidade para Macau e Hengqin. A Direcção dos Serviços de Turismo de Macau continuará a incentivar o sector trístico a expandir activamente o mercado do turismo educativo e a aprofundar a cooperação intersetorial com diferentes áreas.
O subdircetor da Dirceção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação, Xie Yingjun, destacou que, desde a criação da Zona de Cooperação há três anos, a indústria cultural e turística de Hengqin tem registado um desenvolvimento estável. Em 2024, Hengqin recebeu um total de 15.03 milhões de visitantes, o que representa um crescimento de 27.35% em comparação com o ano anterior. No domínio do turismo educativo, Hengqin também não parou de desenvolvimnto e inovação, com o objectivo de construir um destino de turismo educativo de alta qualidade que integre educação, experiência e intercâmbio cultural. Manifesta-se ainda a expectativa de, através deste grande evento, unir esforços do sector para expandir o mercado de turismo educativo de Macau e Hengqin, injetando novo dinamismo na indústria cultural e turística da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
O evento contou com a participação de instituições de turismo educativo, agências de viagens, instituições de ensino, campos de férias e prestadores de serviços de turismo educativo de Macau, Hengqin, Hong Kong e o interior da China. Estiveram também presentes mais de 100 convidados, incluindo profissionais do sector e compradores internacionais da MITE, provenientes da Coreia do Sul, Tailândia e da Região Administrativa Especial de Hong Kong da China.
Durante o evento, a Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação organizou um programa bem-preparado de visitas de estudo aos projectos culturais e turísticos de Hengqin para os convidados especiais da Região Administrativa Especial de Hong Kong da China, da Coreia do Sul e da Tailândia, bem como para os compradores internacionais. Os convidados visitaram o Chimelong Ocean Kingdom, o Chimelong Spaceship Park, o Starry Town Campground e o Centro da Cultura e Arte de Hengqin, realizando um dia de estudo e pesquisa.