Em 1º de janeiro de 2023, o Posto Fronteiriço de Zhuhai da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau deu início a um momento histórico. Às 00:20, após a inspeção, o Sr. Zheng, proprietário de um veículo de Macau, entrou em Zhuhai em seu veículo motorizado de Macau com a matrícula de MR-77-11. Isto marcou a entrada do primeiro veículo motorizado de Macau em Guangdong após a implementação da política de “circulação de veículos de Macau na Província de Guangdong”.

Na madrugada, o Sr. Zheng entrou de carro pela passagem de inspeção de “uma única parada”, completou os procedimentos de desembaraço aduaneiro seguindo as instruções e conseguiu passar pela fronteira com tranquilidade. Todo o processo demorou menos de um minuto, desde a inspeção de veículo, a verificação de documentos do proprietário, comparação de impressões digitais e reconhecimento facial, até a desembaraço de veículo.
“É tão conveniente”, disse o Sr. Zheng com entusiasmo, “Assim que saiu a notícia da ‘circulação de veículos de Macau na Província de Guangdong’, apresentei, no primeiro momento, minha candidatura no final do ano passado, e hoje dirigi até aqui especialmente para experimentá-la”. Na sua opinião, esta é um presente especial de Ano Novo da pátria para o povo de Macau, promovendo muito os estreitos laços entre Macau e Guangdong e até mesmo a parte continental da China.
Anteriormente, os veículos motorizados de Macau podiam entrar e sair do continente de acordo com a política de matrícula dupla de Guangdong-Macau, que foi implementada pela primeira vez em Guangdong, mas a solicitação exigia o cumprimento das condições, tais como fazer investimento, pagar tributação, entre outras.
Até 20 de dezembro de 2016, Hengqin assumiu a liderança no país na exploração e lançamento da implementação da política de entrada e saída em Hengqin dos veículos motorizados de Macau. Após várias implementações de condições relaxadas, procedimentos de aplicação simplificados e expansão de cotas, não há, no momento, restrição em cotas totais em relação às entradas e saídas dos vans não operacionais para transporte de passageiros de Macau para Hengqin, facilitando muito a movimentação conveniente das pessoas entre os dois lugares.
Em 20 de dezembro de 2022, por ocasião do 23º aniversário do retorno de Macau à pátria, Guangdong emitiu o “Método Administrativo da Província de Guangdong sobre a Entrada e Saída no Continente dos Veículos Motorizados de Macau pela Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau”, possibilitando a extensão da “circulação de veículos de Macau em Guangdong” para toda a província. Desde então, os veículos motorizados de Macau podem entrar e sair do continente pelo Posto Fronteiriço de Zhuhai várias vezes e viajar dentro da província de Guangdong. De acordo com as estatísticas, mais de 10.000 proprietários de veículos de Macau já apresentaram pedidos à circulação.
“A política de ‘circulação de veículos de Macau na Província de Guangdong’ é uma iniciativa significativa para enriquecer a prática de ‘um país, dois sistemas’ e promover o desenvolvimento integrado da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau”, afirmou He Feng, chefe da Estação de Inspeção Fronteiriça da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau da Estação Geral de Inspeção Fronteiriça de Zhuhai, que ficou emocionado ao ver mais uma grande política de Guangdong-Macau a se concretizar. Tendo trabalhado na inspeção fronteiriça de Zhuhai por mais de 30 anos, ele testemunhou o percurso das mudanças na circulação das pessoas e veículos entre Guangdong e Macau. Na opinião dele, a política de “circulação de veículos de Macau na Província de Guangdong” tornou mais aberto o caminho para os residentes de Macau se integrarem na parte continental da China, e facilitará ainda mais a integração de Macau no desenvolvimento geral do país.