• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Porto de Hengqin terá nova loja duty free

No dia 21 de janeiro, os órgãos competentes chineses divulgaram o Aviso sobre assuntos relativos às lojas duty free em portos de entrada, decidindo a criação de lojas duty free em 41 portos de entrada do país, incluindo o Porto de Hengqin.

Na província de Guangdong, seis portos passarão a contar com novas lojas duty free, enquanto em dois portos a instalação desse tipo de loja será encerrada.

As novas lojas duty free serão estabelecidas nos portos de entrada de Liantang (Shenzhen), Shenzhen Bay, Terminal Internacional de Cruzeiros de Nansha (Guangzhou), Terminal de Passageiros de Pazhou para Hong Kong e Macau (Guangzhou), bem como os portos de Hengqin e Qingmao, em Zhuhai.

No Porto de Hengqin, os passageiros residentes que entram de Macau podem comprar produtos isentos de impostos no valor de até 15.000 yuans na loja duty-free.

As lojas duty free de entrada são estabelecimentos situados em áreas isoladas de aeroportos, portos marítimos ou portos terrestres abertos ao exterior, autorizados a vender produtos isentos de impostos a viajantes em processo de entrar no país, de acordo com as normas vigentes. A criação dessas lojas visa facilitar ainda mais o consumo de compras duty free por parte dos viajantes que chegam ao país.

A instalação e a operação das lojas duty free obedecerão a rigorosas normas. De acordo com o aviso, os departamentos competentes dos governos provinciais onde se localizam essas lojas deverão orientar os responsáveis pelas licitações ou os operadores dos postos fronteiriços a cumprir os procedimentos de licitação pública, em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes.

Além disso, o aviso também promoveu ajustes e otimizações em algumas lojas duty free de entrada cujos contratos estão prestes a expirar, já expiraram ou cujos postos fronteiriços tiveram alterações em suas funções de transporte de passageiros. Na província de Guangdong, o Aeroporto Internacional Jieyang Chaoshan, o Terminal de Cruzeiros de Shekou, o Porto de Zhongshan e o Porto de Nansha continuarão a manter lojas duty free de entrada, enquanto as na Estação Ferroviária de Leste de Guangzhou e no Porto de Jiangmen serão fechadas.