Foto: Direção dos Serviços de Assuntos Administrativos de Hengqin
A 3ª reunião da 14ª Assembleia Popular da Província de Guangdong foi inaugurada no dia 15 de janeiro, e o relatório de trabalho do governo provincial indicou que, em 2025, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau continuará buscando um desenvolvimento de alta qualidade, especialmente obterá avanços significativos na cooperação econômica e na integração entre Hengqin e Macau.
Segundo o relatório, em 2024, a meta da primeira fase da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin foi concluída, e toda a região alcançou operação fechada, marcando um passo fundamental para a integração Macau-Hengqin. Os residentes de Macau que trabalham e vivem em Hengqin aumentaram significativamente. O número das empresas de investimentos de Macau ultrapassou 6.600, um aumentoo de 44% em comparação com três anos atrás. Além disso, o relatório destacou que as “Quatro Novas Indústrias” representavam mais de 55% das indústrias de Hengqin, e “Macau + Hengqin” está a se tornar num novo planalto para a promoção da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e um novo exemplo da prática de “um país, dois sistemas”.
Também se relatou que Guangdong e Macau vão impulsionar com maior esforço a cooperação, aprofundar a convergência de infraestruturas, regras e mecanismos entre dois locais, promover principalmente a construção de infraestruturas de transporte e logística, aperfeiçoar os sistemas de políticas e regras, bem como estreitar as relações e procurar o desenvolvimento comum dos residentes das duas regiões.
O relatório mencionou que Hengqin sediará as modalidades de ténis e ciclismo de estrada dos 15º Jogos Nacionais, o que não será só uma oportunidade para aumentar a fama da Zona de Cooperação, mas também trará um novo impulso para a região.
O relatório salientou que a construção da Zona de Cooperação entre Guangdong e Macau será ainda mais aprofundada para promover a integração económica regional, a construção da Grande Baía e a abertura de alto nível do país através de uma cooperação mais estreita.