• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

China avançará na cooperação e desenvolvimento da Grande Área da Baía

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China, o principal planejador econômico do país, revelou na quinta-feira dois planos que visam impulsionar a cooperação e o desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

A China espera que Qianhai, de Shenzhen, desempenhe seu papel de liderança no desenvolvimento da Grande Área da Baía e na ampliação do espaço de desenvolvimento de Hong Kong, de acordo com o plano para a Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Moderna Qianhai Shenzhen-Hong Kong.

Até 2035, a zona de cooperação, que abrange uma área de 120,56 quilômetros quadrados, deverá ter estabelecido um modelo de desenvolvimento orientado para a inovação, com sinergia industrial e conectividade de mercado com Hong Kong e Macau, e se tornar um novo centro de comércio internacional, um centro internacional de serviços de transporte marítimo de alto nível e um motor para o desenvolvimento de alta qualidade, disse o documento.

Num comunicado separado, a CNDR também divulgou um plano para a zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, Zhuhai.

Até 2035, a área de 106 quilômetros quadrados se tornará um forte motor de crescimento para o corredor de inovação científica e tecnológica Guangzhou-Zhuhai-Macau e promoverá a diversidade adequada na economia de Macau.

Até lá, a zona de cooperação de Hengqin deverá tornar-se também uma área habitável de apoio ao livre fluxo de fatores entre Hengqin e Macau, com cerca de 80.000 residentes de Macau a trabalhar e cerca de 120.000 a viver lá, de acordo com o plano.