• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Valor comercial entre Guangdong e Macau atinge 14,04 bilhões de yuans nos primeiros 11 meses

Este ano marca o 24º aniversário do retorno de Macau para a pátria. De acordo com a Sub-administração de Guangdong da Administração Geral da Alfândega da China, as exportações e importações entre Guangdong e Macau nos primeiros 11 meses de 2023 foram de 14,04 bilhões de yuans. Somente em novembro, o valor atingiu 1,38 bilhão de yuans, um aumento de 4,3%.

Os "três novos produtos", ou seja, veículos de energias novas, baterias de lítio e células solares, foram destaques das exportações de Guangdong para Macau, com um aumento de 154,9% nos primeiros 11 meses, entre os quais os veículos elétricos e as células solares aumentaram 165% e 456%, respectivamente.

Desde a implementação da política "Viagem ao Norte de Veículos de Macau", em 1º de janeiro de 2023, os residentes de Macau vêm participando ativamente desta iniciativa. Até novembro, havia um milhão e dois mil veículos de Macau viajaram para a parte continental.

As alfândegas de Guangdong e Macau aceleraram a integração das regras e mecanismos de inspeção e quarentena. Nos primeiros 11 meses, Guangdong exportou 2,48 bilhões de yuans de produtos agrícolas para Macau, um aumento de 45,3%, representando 18,1% das exportações de Guangdong para Macau no período homólogo, enquanto as importações de Guangdong dos produtos agrícolas de Macau aumentaram 137,9%.

Atualmente, existem dois portos que aplicam o “Esquema Bloqueio Eletrônico Único (SELS, em inglês)” entre Guangdong e Macau, a saber, a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau em Zhuhai e o Posto Fronteiriço de Hengqin. O objetivo é aumentar a eficiência do desembaraço aduaneiro entre os dois locais. O mecanismo aplica a mesma fechadura eletrônica e o mesmo equipamento do sistema de posicionamento global (GPS) para implementar o monitoramento nas estradas por meio de fechaduras inteligentes de segurança e equipamentos da Internet das Coisas (IoT), como dispositivos de posicionamento por satélite, e realiza a liberação automática e rápida nos portos rodoviários. Isso também reduz as chances de inspeções alfandegárias repetidas do mesmo lote de mercadorias entre Guangdong e Hong Kong, melhora a eficiência geral do desembaraço alfandegário de veículos de mercadorias, reduz os custos de operação logística das empresas e facilita o fluxo de mercadorias na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.