• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Procure imediatamente atendimento médico se sentir esses sintomas! Diretrizes de prevenção da febre chikungunya

Recentemente, Macau registrou o primeiro caso importado da febre chikungunya. Até 23 de julho, a cidade de Foshan havia divulgado um total de 3.645 casos confirmados da doença (todos são casos leves). Especialistas da Organização Mundial da Saúde emitiram um alerta sobre a febre chikungunya, chamando atenção para todos os países a prepararem-se para lidar com a situação.

Os três sintomas mais típicos da chikungunya são febre, erupção cutânea e dor nas articulações. Atualmente, não existem vacinas ou medicamentos específicos, e geralmente se adota um tratamento sintomático, como o uso de medicamentos para reduzir a febre e aliviar a dor. Se tiver sintomas, consulte imediatamente o médico.

A febre chikungunya é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, (conhecidos vulgarmente como "mosquitos pintados"), e não há transmissão direta entre pessoas. As autoridades de saúde pública emitiram as seguintes recomendações de prevenção:

I. Vire recipientes e elimine águas estagnadas

Eliminação de águas estagnadas em ambientes fechados

As plantas aquáticas devem ter a água trocada e os vasos limpos regularmente (pelo menos uma vez por semana), e não deixe água acumular-se no prato de apoio das plantas. Limpe imediatamente as águas estagnadas em recipientes inutilizados na cozinha, banheiro, e prato de apoio do dispensador de água, etc.

Eliminação de águas estagnadas em ambientes abertos

Concentrem-se em inspecionar áreas como ao redor das casas, jardins, varandas, faixas verdes, etc., e limpe imediatamente as águas estagnadas em recipientes abandonados, detritos, lixo plástico, etc. Recipientes abandonados como potes inutilizados, caixas de alimentos, garrafas de vidro, etc., devem ser removidos e descartados ou virados imediatamente.

II. Matem mosquitos activamente

Se houver mosquitos adultos em casa, podem ser usados aerossóis inseticidas, repelentes de mosquitos, pastilhas para matar mosquitos, etc. Antes de aplicar tais produtos, feche as portas e janelas. Depois, as pessoas devem sair, e após 0,5 a 1 hora, abra as portas e janelas para ventilar durante 20 minutos. Também pode ser usado raquete eléctrica para matá-los.

III. Protejam-se rigorosamente contra picadas

Prevenção de picadas em ambientes fechados

Instale portas e janelas com tela metálica (com um lado médio do orifício de 0,9 mm); a pulverização de inseticidas na tela metálica aumenta a eficácia. Use mosquiteiros ao dormir.

Prevenção de picadas em ambientes abertos

(1) Use roupas de mangas compridas e calças de cores claras ao sair.

(2) Evite ficar em locais sombrios ao ar livre durante os horários em que os mosquitos aparecem com mais frequência (entre 7h e 9h da manhã e entre 16h e 18h da tarde).

(3) Pode usar produtos repelentes na pele exposta e roupas.

IV. Proteção durante viagens não pode ser negligenciada

Antes da viagem: Conheça a situação da epidemia de chikungunya e dengue no destino e prepare artigos contra mosquitos.

Durante a viagem: Tente ficar em locais com ar condicionado ou janelas com tela anti-mosquitos, limpe as águas estagnadas em ambientes internos e externos do local de residência, dexie as portas e janelas com tela estão bem fechadas, use produtos anti-mosquitos e aplique repelentes na pele exposta e roupas.

Após o regresso: Esteja atento à sua saúde nos primeiros 14 dias. Se apresentar sintomas relacionados, consulte o médico imediatamente e relate de forma proativa o histórico de viagens.

V. Procure atendimento médico a tempo se os sintomas aparecerem

Se tiver sintomas concernentes, consulte imediatamente o médico. Se tiver um histórico de viver em áreas epidêmicas, ou histórico claro de picadas de mosquito, informe de forma proativa o médico.