Recentemente, foi anunciado que a Temporada de Espetáculos Internacionais de Macau 2025 (Macau L!ve International)” terá lugar entre os dias 1º e 5 de outubro, no Centro da Cultura e Arte de Hengqin.
O grande destaque será as quatro aulas de mestres internacionais que já foram divulgadas, abrangendo teatro de palhaço, teatro de improviso, mímica e teatro de máscaras italianas. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a profissionais, com promoções early bird que permitem ao público de Macau e Hengqin aceder a formações artísticas internacionais a preços acessíveis.
2 de outubro: o artista de palhaço francês Philippe Manceau, com mais de 30 anos de experiências, ministrará a oficina “Técnicas de Interpretação em Teatro de Palhaço”. Através de jogos corporais, entradas e saídas cômicas e simulações de gags físicas, transmitirá o núcleo do palhaço — “aceitar o fracasso e enfrentá-lo com humor”. Iniciantes também poderão participar.
3 de outubro: Curt Mabry, diretor fundador da família Zmack Improv, conduzirá a oficina avançada “Quando o Teatro de Improviso Encontra-se com o Estilo de David Lynch”. Inspirado na estética surrealista de Lynch, orientará os participantes na exploração de narrativas não lineares e expressões do subconsciente, culminando na criação coletiva da sequência improvisada “Sala Vermelha”. A atividade será adequada para estudantes com base em improviso ou formação teatral.
4 de outubro: o mestre francês da mímica Philippe Bizot, conhecido como “o eremita ativo”, apresentará a oficina “Explorar a Arte do Momento”. Através da construção de um vocabulário interno, narrativas silenciosas e improvisações coletivas, integrará treinos de concentração e dinâmica de grupo, permitindo que mesmo iniciantes sintam o fascínio da mímica.
5 de outubro: o artista de classe nacional italiano, Vincenzo Di Federico, com mais de 20 anos de experiência, dará a oficina “O Zanni e o Cômico”, dividida em aulas de teorias e práticas. Com foco na personagem central da commedia dell’arte — Zanni (o servo cômico) —, explorará as múltiplas facetas do personagem por meio de treino corporal, máscaras e improvisação, transmitindo as técnicas essenciais da comédia de palhaços.
Além das aulas de mestres internacionais, a temporada valoriza a força criativa local, reunindo 5 espetáculos com elencos 100% de Macau, que incluem teatro musical, bandas ao vivo, performances educativas e stand-up comedy em cantonês. O objetivo é não só oferecer um palco amplo para a criação local, mas também permitir ao público do interior do país conhecer melhor a cultura performática de Macau.
Paralelamente, o evento contará ainda com um fórum de cultura, turismo e espetáculos e uma recepção de networking para profissionais das áreas da cultura, turismo e artes cénicas de Macau e Hengqin, a fim de discutir novas formas de cooperação regional e explorar caminhos para a integração entre “artes performativas + cultura e turismo”.