(Foto:Direção dos Serviços de Assuntos Administrativos de Hengqin)
Na tarde de 5 de fevereiro, realizaram-se a Reunião sobre o Desenvolvimento de Alta Qualidade da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e a Conferência de Trabalho sobre a Construção do Sistema Industrial Moderno "Macau + Hengqin", marcando o início de desenvolvimento de Hengqin no ano novo. Cheong Weng Chon, novo coordenador da Comissão Executiva, fez a sua primeira aparição pública e anunciou que o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estabelecerá um grupo de coordenação para promover a construção da Zona de Cooperação, formando uma força conjunta com a província de Guangdong para fortalecer a combinação sobre a construção da Zona de Cooperação.
A intenção original do desenvolvimento de Hengqin é ajudar a economia de Macau a desenvolver-se de forma adequadamente diversificada. Esta ideia foi novamente enfatizada na reunião. Ao mesmo tempo, a Zona de Cooperação continuará a inovar e a superar desafios. Nie Xinping, coordenador adjunto da Comissão Executiva, propôs a realização de uma investigação aprofundada e o planeamento de iniciativas pragmáticas para promover a construção da Zona de Cooperação a um novo nível e iniciar uma nova jornada. O ano de 2025, como o ano de início da segunda fase da construção de Hengqin, carrega a tarefa fundamental de conectar o passado ao futuro e avançar para uma nova jornada.
A reunião concentrou-se nas três tarefas principais, ou seja, a conectividade de hardwares, de softwares e de corações, nos três objetivos principais, sendo eles, uma nova demonstração de enriquecimento da prática de Um País, Dois Sistemas, um novo patamar alto para promover a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, e uma nova plataforma para realizar a abertura de alto nível, como também nas áreas-chave como o desenvolvimento industrial, a integração dos meios de subsistência, a convergência de regras e mecanismos e a construção de plataformas de abertura ao exterior, planejando de forma abrangente o caminho de desenvolvimento da Zona de Cooperação no novo ano.
A nova fase de construção apresenta características mais precisas, mais próximas e mais abertas. O desenvolvimento industrial focalizará e reforçará o cultivo de setores chave, promovendo a atração de investimentos e o aprimoramento de empresas locais, formando novos modelos de negócios e novas indústrias. Em termos de integração dos meios de subsistência, para além de continuar a promover a construção do "Novo Bairro de Macau", políticas piloto sobre as normas de Macau serão aprofundadas e estudos sistemáticos serão realizados para proporcionar um ambiente de vida mais conveniente aos residentes de Macau.
A convergência das regras entre Hengqin e Macau será também mais avançada, acelerando a eliminação das barreiras institucionais nas áreas-chave e elos fundamentais, melhorando as funções da Comissão de Gestão e da Comissão Executiva, otimizando o modelo operacional da empresa de investimento e reforçando a estabilidade e a sustentabilidade do mecanismo de compartilhamento de benefícios. Ao mesmo tempo, a abertura da Zona de Cooperação será mais ampliada. Com base nos projetos inovadores, como o porto de comércio digital e o sistema inteligente sem tripulação, a Zona de Cooperação continuará a atrair capitais internacionais, talentos e indústrias avançadas, a promover a "saída" de alto nível e a "entrada" de alta qualidade e a aumentar a competitividade de Hengqin e Macau no mercado global.