Fonte da imagem: Hengqin Online
Segundo as estatísticas da Alfândega de Gongbei, até 15 de agosto, o número total de veículos que entraram e saíram pelo Porto de Hengqin em 2025 ultrapassou 2 milhões, com uma antecipação de mais de três meses ao chegar a esta cifra em comparação com 2024, representando um crescimento homólogo de 45,6%.
No total, mais de 1,3152 milhão de veículos de Macau com matrícula exclusiva para Hengqin (“carros de placa única de Hengqin”) já passaram pelo porto, ocupando 65,8% do volume total.
Como o único posto fronteiriço terrestre que liga Hengqin e Macau, o Porto de Hengqin foi pioneiro em todo o país ao implementar o modelo de desembaraço aduaneiro integrado Guangdong–Macau para veículos de passageiros e de carga, permitindo que veículos transfronteiriços passem pelo porto fácil e rapidamente. Atualmente, o tempo médio de liberação alfandegária foi reduzido para 23 segundos.
Além disso, no dia 15 de agosto, entrou oficialmente em vigor a medida de utilização conjunta entre Hengqin e Macau da etiqueta eletrônica para veículos de Macau com matrícula exclusiva para Hengqin, possibilitando o modelo “uma única etiqueta válida em Hengqin e Macau”, o que elevou significativamente o nível de facilitação do desembaraço aduaneiro.