• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Taxa de desemprego em Macau atingiu 2,8% numa população activa de 371.200 pessoas

Entre Fevereiro e Abril, a taxa de desemprego atingiu 2,8% e a taxa de desemprego dos residentes foi de 3,6%, decrescendo ambas 0,3 pontos percentuais, face ao período anterior (Janeiro a Março). A taxa de subemprego situou-se em 2,1%, diminuindo ligeiramente 0,1 pontos percentuais, informaram, em comunicado, os Serviços de Estatística e Censos.

No período em análise a população activa que vivia em Macau totalizou 371.200 pessoas e a taxa de actividade foi de 67,8%. A população empregada fixou-se em 360.700 pessoas e o número de residentes empregados atingiu 282.200 pessoas, mais 1.400 e 1.000, respectivamente, em comparação com o período precedente. Em termos de ramos de actividade económica, os números de empregados das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, bem como dos hotéis, restaurantes e similares cresceram.

A população desempregada era composta por 10.500 pessoas, menos 1.000, face ao período transacto. Destaca-se que de entre os desempregados à procura de novo emprego, a maioria trabalhou anteriormente no ramo de actividade económica da construção e no ramo das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos. Além destes, o número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 3,9% do total da população desempregada, baixando 2,9 pontos percentuais, face ao período precedente.

A população subempregada fixou-se em 7.900 pessoas, menos 100, em relação ao período anterior. Salienta-se que a maior parte da população subempregada pertencia ao ramo de actividade económica da construção e ao ramo dos transportes e armazenagem.

Em comparação com o período de Fevereiro a Abril de 2022, a taxa de actividade, a taxa de subemprego e a taxa de desemprego desceram: 1,3; 0,9 e 0,7 pontos percentuais, respectivamente.

Source: Ponto Final