• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin organiza diversas atividades culturais e turísticas para celebrar Ano Novo Chinês

Desde que a China otimizou as suas medidas de prevenção e controle da pandemia, Hengqin e Macau têm vindo a acolher entusiasmadamente o Ano Novo Chinês. O mercado de consumo turístico e cultural tem recuperado aceleradamente. As ruas enchem-se de multidão. A atmosfera festiva está cada vez mais acentuada. Finalmente, Hengqin retomou a sua normalidade.

indústria cultural e turística ansiosa por “vida nova”

As férias do Ano Novo Chinês estão se aproximando. Com a mitigação da pandemia, cidadãos de todo país estão mais dispostos a viajar. Os programas de turismo cultural de Hengqin estão também prontos a ir ao encontro das novas oportunidades trazidas pela implementação das novas políticas de prevenção e controle da pandemia.

A fim de acolher o fluxo de visitantes durante o Ano Novo Chinês, o Resort Oceânico Internacional Chimelong retomou o funcionamento do seu hotel de circo em 13 de janeiro. Um espectáculo especial de fogos de artifício em comemoração do Ano Novo Chinês terá lugar em 20 de janeiro como programado. A equipe da dança do dragão, tigre e leão está pronta para se juntar ao Desfile do Ano Novo Chinês do primeiro ao sétimo dia das férias do Ano Novo Chinês (22 a 28 de janeiro). Os visitantes ao Resort durante as férias do Ano Novo Chinês terão ainda oportunidades de embarcar em um carro alegórico gigantesco na forma de mamute e participar mais ativamente do desfile.

“Segundo dados até 15 de janeiro, as reservas de ingressos para os parques durante as férias do Ano Novo Chinês deverão atingir cerca de 70% das reservas do mesmo período em 2019, e a taxa de ocupação hoteleira deverá alcançar o nível homólogo de 2019,” revelou o responsável do Resort Oceânico Internacional Chimelong.

Na Vila de Acampamento Sumlodol, realizar-se-á uma série de atividades com o tema “Passeio Fantástico do Ano Novo Chinês”. Com votos de “um futuro mais brilhante no Ano do Coelho”, as atividades incluem visitas ao parque, sorteio, distribuição de envelopes vermelhos, festas de fogueira, entre outras atividades tradicionais comemorativas do Ano Novo Chinês.

Desde 16 de janeiro, programas públicos de turismo cultural, como o Corredor do Mar das Flores de Hengqin e a Estação de Remo do Rio Tianmu, organizarão atividades temáticas como distribuição de dísticos, confecção de trabalhos artesanais e espetáculo flash de bandas, de modo a celebrar o Ano Novo Chinês juntamente com os cidadãos de Hengqin e Macau e os turistas vindos de todo lado.

“A recente promoção em Macau de ‘Excursões Turísticas em Hengqin’ e a distribuição de vales de consumo no valor total de 100 milhões de yuans visam atrair mais residentes de Macau e da Grande Baía para visitarem Hengqin durante o período do Ano Novo Chinês e incentivar ainda mais a recuperação do turismo local e economia varejista”, adiantou Lam Hin Kit, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo, Exposições e Comércio da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Econômico.

bom “sonho compartilhado pelas duas cidades” Hengqin-Macau assegurado pelo atarefado posto fronteiriço

Desde a otimização e ajuste das medidas de passagem fronteiriça entre o Interior da China, Hong Kong e Macau há uma semana, o fluxo de pessoas de passagem pelo Posto Fronteiriço Hengqin teve um rápido crescimento, as passagens transfronteiriças estão cheias de pessoas, dificilmente se encontra uma vaga nos estacionamentos subterrâneos e uma atmosfera movimentada e animada é visível em todo lado.

De acordo com as estatísticas do Posto Fronteiriço de Hengqin, desde 8 de janeiro cerca de 270.000 pessoas passaram pela fronteira através do Posto Fronteiriço de Hengqin, uma média diária de cerca de 34.000 pessoas. No mesmo período analisado, registraram-se 27.000 veículos de matrícula única que passaram pela fronteira. 

Pelas 13 horas do dia 14, os visitantes carregando malas e bagagens estavam escaneando o código QR para preencherem a nova versão da “Declaração de Saúde” na sala de partida do posto fronteiriço. Finalmente, a vida com deslocações livres entre Hengqin e Macau de há três anos está de volta.

A Srª. Zhao de Guangzhou, que não vai a Macau há quase dois anos, foi uma das que partiram para Macau. “Queria ver as mudanças de Macau e levar presentes de ano novo para minha família.”

Com a chegada do Ano Novo Chinês, o ambiente festivo nas Portas do Cerco está se intensificando em tons com decorações vermelhas. As feiras com especialidades de Macau estão abertas aos visitantes no átrio das Portas do Cerco. Os vendedores trazem uma ampla gama de produtos, como bolos especiais de Macau, doces e petiscos, guitarras e outros instrumentos musicais, assim como flores para festejar o Ano Novo Chinês.