• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Macau avança na construção da zona cooperativa de Hengqin de forma pragmática, diz chefe do executivo

A Região Administrativa Especial (RAE) de Macau vai avançar na construção da Zona de cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin de forma pragmática para implementar gradualmente as medidas de reforma e abertura, garantiu nesta terça-feira o chefe do executivo local, Ho Iat Seng.

Em setembro, as autoridades centrais da China divulgaram um plano geral para a construção da zona de cooperação em Hengqin, localizada na cidade de Zhuhai, na Província de Guangdong, adjacente a Macau, como um importante acordo para enriquecer a prática de "um país, dois sistemas" em Macau e impulsionar sua adequada diversificação econômica.

O governo da RAE irá acelerar a elaboração das principais políticas de apoio, incluindo medidas especiais para flexibilizar o acesso ao mercado na zona de cooperação, bem como uma lista do primeiro lote de produtos autorizados e indústrias incentivadas, disse Ho no discurso de política do ano fiscal de 2022.

Enormes esforços devem ser feitos para diversificar a economia de Macau através do desenvolvimento de novas indústrias, disse Ho, sublinhando que o governo da RAE trabalhará para promover o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, financiamento moderno e turismo e indústrias afins na zona de cooperação.

O governo de Macau também participará ativamente na construção do sistema jurídico na área, aprofundando o intercâmbio e a cooperação em matéria de lei e justiça com a vizinha província de Guangdong e melhorando o mecanismo de solução de controvérsias, acrescentou Ho.