Localização: Português >  Notícias

PIB de Macau cresce por dois trimestres consecutivos

2021-11-23 Fonte:  Xinhuanet.com

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau aumentou 32,9% ano a ano em termos reais no terceiro trimestre de 2021, informou nesta sexta-feira o departamento de estatísticas da região administrativa especial (RAE).

O mais recente relatório da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) mostrou que, a economia de Macau retomou o crescimento positivo por dois trimestres consecutivos.

O deflator implícito do PIB, que mede as mudanças gerais nos preços, aumentou 1,1% ano a ano no terceiro trimestre, mostrou o relatório.

As exportações de serviços aumentaram 181,3% ano a ano, das quais as de serviços de jogos e outros serviços turísticos aumentaram 302,6% e 303,3%, respectivamente. As de bens registraram um crescimento anual de 51,4%.

A demanda interna diminuiu 0,7% ano a ano. As importações de bens aumentaram 43,7%, e de serviços, aumentaram 16%.

O consumo privado aumentou 3% ano a ano, com as despesas de consumo final das famílias no mercado local e no exterior subindo 3,2% e 1%, respectivamente.

As despesas de consumo final do governo caíram 3,8% ano a ano, já que os gastos do governo da RAE com prevenção da pandemia e saúde no terceiro trimestre foram menores do que no mesmo trimestre do ano passado.

A formação bruta de capital fixo diminuiu 4,1% ano a ano, dos quais os investimentos em construção e equipamento caíram 3,7% e 5,9%, respectivamente. Quanto ao setor público, o investimento em obras públicas diminuiu 20,5%, enquanto o investimento em equipamento cresceu 32,9%.

Quanto ao setor privado, o investimento em construção aumentou 2% ano a ano, o que foi atribuído a maior investimento em grandes projetos de construção, enquanto o investimento em equipamento reduziu 10,8%.

A retomada das exportações de serviços impulsionou as importações de bens. As importações e exportações de bens registraram crescimento respectivo de 43,7% e 51,4% ano a ano.

O número de chegadas de visitantes a Macau saltou 143,6% ano a ano no terceiro trimestre.

Para os três primeiros trimestres de 2021, o PIB cresceu 27,5% em termos reais.


Home

|

About us

|

Contact us
WWW.NEWSGD.COM. All rights reserved.|Registered