No dia 25 de Abril, o secretário para a Segurança da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Wong Sio Chak, participou na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Macau para apresentar e explicar o plano principal de trabalho da área da segurança para o ano fiscal de 2025, bem como para responder às questões dos deputados.
Fonte da imagem: Hengqin Online
Wong Sio Chak afirmou que 2025 marca o início do mandato do VI Governo da RAEM. A área da segurança continuará a reforçar a cooperação com instituições policiais internacionais e das regiões vizinhas, implementando diversas estratégias e atuando em múltiplas dimensões, com o objectivo de promover uma segurança de alto nível e um desenvolvimento de elevada qualidade em Macau, na Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Wong sublinhou ainda que a área da segurança assumirá um papel importante na promoção contínua do sucesso da prática ‘Um País, Dois Sistemas’.
No âmbito das orientações políticas da tutela da Segurança,quais são os principais conteúdos relacionados com Hengqin? Vejam!
A área da segurança deve colaborar com outras áreas de políticas públicas, apoiando o fortalecimento de Macau como uma importante ponte e janela de alto nível de abertura externa do país. Através da integração de Macau e Hegnqin, deve-se avançar na integração do mercado da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, reforçando continuamente a ligação interna e externa, promovendo a conectividade das infraestruturas, a harmonização das regras e mecanismos, e a união dos residentes de Guangdong, Hong Kong e Macau.
Garantir plenamente o desenvolvimento colaborativo entre Macau e a Zona de Cooperação. Participar no impulso da integração profunda da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e no desenvolvimento da integração de Macau e Hengqin, alinhando-se com a implementação das políticas de gestão aduaneira dividida da Zona de Cooperação. Continuar a lançar medidas de facilitação de passagem de fronteira, promover novos modelos de passagem fronteiriça, métodos de supervisão e inovações institucionais, e facilitar a conexão das regras e a integração dos mecanismos entre Macau e a Zona de Cooperação.
Com um espírito e pensamento inovador, positivo e proativo, impulsionar a construção da segunda fase da Zona de Cooperação, reforçar a interligação regional e o nível de desenvolvimento integrado, e promover a construção da Zona de Cooperação como um novo lar para a vida e o emprego dos residentes de Macau.
Apoiar plenamente o desenvolvimento da construção urbana. Colaborar na melhoria da eficiência do transporte transfronteiriço, promover a implementação contínua das políticas de ‘veículos de Macau para o norte’ e ‘veículos de matrícula única’ de Hengqin, participar na promoção da conectividade na Grande Baía e auxiliar Macau a integrar-se no contexto nacional.
Em novembro de 2025, Guangdong, Hong Kong e Macau irão coorganizar os 15.º Jogos Nacionais. A polícia de Macau irá reforçar a cooperação com as forças policiais de Guangdong e Hong Kong, fortalecer as medidas de segurança, elaborar em conjunto mecanismos de cooperação e planos de resposta a emergências, garantindo que as competições ocorram de forma segura e tranquila nas três regiões.
Será estabelecida uma comunicação mais estreita com os departamentos de polícia da Zona de Cooperação, criando um mecanismo de cooperação policial regional mais específico e eficiente. Além disso, será prestado apoio à polícia do interior do país na resolução das questões de segurança que possam afetar a vida, trabalho, estudo e emprego dos residentes de Macau.
A Polícia de Segurança Pública de Macau e o Gabinete de Assuntos de Segurança irão colaborar com os departamentos de migração do interior do país para implementar a função de ‘reconhecimento facial’ (sem necessidade de apresentar documentos) nos 48 canais de inspeção e nos 16 canais do Salão de
Inspeção dos Passageiros com Veículos do Porto de Hengqin. Espera-se que esta medida seja concluída no quarto trimestre de 2025, proporcionando uma experiência de ‘passagem sem contato’ e facilitando mais o despacho aduaneiro.
Simultaneamente, serão iniciadas ainda este ano as obras de construção de 46 novos canais de inspeção automática e 6 canais manuais na área de inspeção de passageiros do Porto de Hengqin. Os novos canais de inspeção automática também contarão com a função de ‘reconhecimento facial’.
Para apoiar a implementação da política de ‘um visto, múltiplas viagens’ para os residentes com registo de residência e portadores de cartão de residência da Zona de Cooperação, e ao mesmo tempo facilitar a entrada e saída frequente dos residentes de Macau, a Polícia de Segurança Pública de Macau está a estudar a otimização da área de canais automáticos na área de inspeção de passageiros do Porto de Hengqin. Serão estabelecidos canais diferenciados: alguns para ‘pessoas com múltiplas viagens’ e outros para ‘passageiros gerais’.
Para melhorar a eficiência do transporte transfronteiriço de pacientes em estado grave e crítico, o ‘Plano Piloto de Ambulâncias Transfronteiriças Hong Kong-Macau’ foi lançado em novembro de 2024. Em 9 de janeiro de 2025, as autoridades de Zhuhai e Macau assinaram o Memorando de Entendimento sobre o Transporte Transfronteiriço ‘Hospital-Hospital’ entre Zhuhai e Macau. Este ano, o Comando da Polícia de Macau e o Corpo de Bombeiros continuarão a discutir os detalhes do transporte de pacientes em ambulâncias com os departamentos concernentes da Zona de Cooperação.