• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura liderou uma delegação para participar na 18.ª Reunião Conjunta das Cúpulas da Administração de Saúde do Interior da China, Hong Kong e Macau

Renovação dos “Procedimentos de cooperação na área de saúde” entre a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr.a Elsie Ao Ieong U e o Subdirector da Comissão Nacional de Saúde, Dr. Lei Haichao

Realizou-se na segunda-feira (dia 18 de Dezembro), em Hong Kong, a 18.ª Reunião Conjunta das Cúpulas da Administração de Saúde do Interior da China, Hong Kong e Macau, tendo a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr.a Elsie Ao Ieong U, liderado uma delegação de Macau para participar neste evento. Estiveram presentes na reunião: o Subdirector da Comissão Nacional de Saúde, Dr. Lei Haichao, o Secretário de Saúde de Hong Kong, Dr. Professor Chung-mau LO, BBS, JP, e mais de 50 responsáveis da área da saúde das três regiões.

No discurso proferido na cerimónia de abertura, a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr.a Elsie Ao Ieong U, referiu que, desde 2002 até agora, o Interior China, Hong Kong e Macau têm organizado, de forma rotativa, a Conferência Conjunta da Cúpula da Administração de Saúde, reunindo os especialistas das três regiões para discutirem e trocarem as opiniões sobre temas importantes e de vanguarda na área de saúde, elaborando as estratégias eficazes para responder aos grandes incidentes de saúde pública nas três regiões, nomeadamente, a COVID-19, a varíola dos macacos, permitindo acumular valiosas experiências na prevenção e controlo da epidemia, protegendo efectivamente a vida e a segurança da população e contribuindo para a promoção da saúde pública, a nível mundial.

A Dr.a Elsie Ao Ieong U acrescentou que, graças à implementação bem-sucedida do princípio “Um País, Dois Sistemas”, com a atenção e o apoio incondicional da nossa pátria, China, a sociedade de Macau tem-se mantido próspera e estável a longo prazo, e os trabalhos relacionados com a vida da população, nomeadamente, na área da saúde, educação e segurança social têm sido optimizados constantemente, entre os quais, o nível dos serviços prestados tem vindo a aumentar de forma estável. O “Protocolo de Cooperação sobre a Operação do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital) foi firmado pela Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura e pelo Peking Union Medical College Hospital, em Outubro do corrente ano, abrindo um precedente para a cooperação entre a RAEM e o Interior da China na prestação de cuidados de saúde, como também uma nova dinâmica na melhoria contínua dos serviços de saúde de Macau, com vista ao desenvolvimento do sector de saúde e à formação de talentos dos profissionais de saúde. No futuro, o Governo da Região Administrativa Especial de Macau continuará a prosseguir o objectivo nacional de “dar prioridade à saúde da população”, seguindo o conceito de “tratamento eficaz em que se privilegia a prevenção”, aperfeiçoando continuamente o sistema de saúde, continuando a promover as diversas medidas favoráveis à construção de cidade saudável em Macau, em torno dos três eixos essenciais da “Política de Saúde, Ambiente Saudável e Comportamento Saudável”, a fim de melhor se articular com a estratégia de “Planeamento da China Saudável 2030” da nossa pátria, China.

Nesta conferência ano, foram abordados três temas principais: Cooperação transfronteiriça na área da saúde, prevenção e controlo de doenças transmissíveis e cuidados de saúde primários comunitários. No que diz respeito à “cooperação transfronteiriça na área da saúde”, o representante do Interior da China proferiu o discurso temático sobre a “Promoção do desenvolvimento de alta qualidade dos hospitais públicos para melhorar a experiência dos doentes”; o representante de Hong Kong partilhou a experiência sobre a cooperação transfronteiriça na área da saúde; o representante de Macau apresentou um relatório temático sobre a situação actual e as oportunidades de desenvolvimento de Macau decorrentes integração dos cuidados de saúde na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. No que diz respeito à “Prevenção e Controlo de Novas Doenças Transmissíveis”, os representantes das três regiões partilharam as experiências sobre a prevenção e controlo de novas doenças transmissíveis, nomeadamente, a COVID-19 e a varíola dos macacos. Relativamente aos “Cuidados de saúde primários comunitários”, o representante do Interior da China partilhou o relatório sobre a prática e o desenvolvimento de cuidados de saúde primários; o representante de Hong Kong partilhou a situação actual de cuidados de saúde primários comunitários; o representante de Macau partilhou a situação de gestão de doenças crónicas na área de cuidados de saúde comunitários em Macau. Após a conclusão de cada um dos temas, os representantes oficiais e os especialistas presentes apresentaram activamente as suas opiniões e efectuaram discussões aprofundas e profícuas, bem como, apresentaram as suas opiniões construtivas e perspectivas de cooperação futura.

A par disso, a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr.a Elsie Ao Ieong U, e o Subdirector da Comissão Nacional de Saúde, Dr. Lei Haichao, renovaram os “Procedimentos de cooperação na área de saúde entre a Comissão Nacional de Saúde e a Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau”, com vista a reforçar a cooperação na área da saúde entre o Interior da China e Macau.

A título de conclusão, os representantes das três regiões afirmaram que, no futuro, continuarão a reforçar a cooperação e o intercâmbio na área da saúde, a elevar o nível dos serviços de cuidados de saúde e a proteger, em conjunto, a saúde dos residentes das três regiões. A 19.ª Reunião Conjunta das Cúpulas da Administração de Saúde do Interior da China, Hong Kong e Macau será organizada pelo Interior da China no próximo ano.

Estiveram também presentes na Reunião Conjunta das Cúpulas os membros da delegação da área de saúde de Macau: a Chefe do Gabinete da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr.a Ho Ioc San, o Director dos Serviços de Saúde, Dr. Alvis Lo Iek Long, o Médico-Adjunto do Centro Hospitalar Conde de São Januário, Dr. Tai Wa Hou, a Enfermeira-Adjunta da Direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário, Chan Weng Sai, o Chefe do Departamento de Cuidados de Saúde Comunitários, Dr. Tse See Fai, o Chefe do Gabinete para a Prevenção e o Controlo do Tabagismo e do Alcoolismo, Dr. Lam Chong, a Chefe do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, Dr.a Leong Iek Hou, a Chefe do Centro de Cooperação de Medicina Tradicional da Organização Mundial de Saúde (Macau), Dr.a Mok Wai, e o Chefe da Divisão de Estudos e Planeamento, Dr. Wong Cheng Po.